Desafios de implantação da educação remota no período da Covid-19: uma análise a partir da percepção de docentes do nível técnico

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Marcelo Agenor Espíndola
Frederico César Mafra Pereira

Resumo

Este artigo objetivou analisar os desafios de implantação da educação remota, no período da Covid-19, no ensino técnico, a partir da percepção dos docentes. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva de caráter qualitativo. Os dados foram coletados, categorizados e analisados por meio da técnica da análise de conteúdo. Os resultados comprovaram que os docentes foram treinados, porém com necessidade de maior carga horária. Em relação às plataformas digitais, o Microsoft Teams® se mostrou adequado na condução das aulas e a Nearpod® como metodologia de aplicação de jogos. Os pontos positivos foram o aprendizado em novas ferramentas e o modelo de home office para a realização das aulas. Como limitações, evidenciaram-se a instabilidade das conexões de Internet, ruídos externos e a dispersão dos alunos em aulas mais prolongadas. Embora os discentes reconheçam o cenário remoto de ensino, há, entre eles, a partir da percepção dos docentes, uma expectativa e desejo de retorno às aulas presenciais. Os professores também destacaram que, mesmo após o retorno das aulas presenciais, o uso mais intensivo de tecnologia e a aplicação de aulas remotas devem ser mais frequentes.


Palavras-chave: Educação remota, Covid-19, Cursos técnicos

Detalhes do artigo

Como Citar
Agenor Espíndola, M., & Mafra Pereira, F. C. (2022). Desafios de implantação da educação remota no período da Covid-19: uma análise a partir da percepção de docentes do nível técnico. Educação Online, 17(39), 101–117. https://doi.org/10.36556/eol.v17i39.975
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marcelo Agenor Espíndola, Faculdade de Nova Serrana (FANS)

Formação: mestre em administração pela Fundação Pedro Leopoldo (FPL), especialista em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), especialista em formação pedagógica para docentes pela Faculdade Paulista São José e bacharel em administração pela Faced.

Função atual: docente nos cursos de graduação em administração e ciências contábeis na Faculdade de Nova Serrana (FANS) e cursos de aprendizagem comercial e técnico nos eixos de gestão pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), membro do Grupo de Pesquisa "IKI - Information, Knowledge & Innovation", no CNPq.

Área de Pesquisa: educação, competências e gestão da inovação.

Frederico César Mafra Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Formação: doutor e mestre em ciência da informação pela Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG, bacharel em ciências econômicas pela Face-UFMG e especialista em gestão estratégica de marketing pelo Cepead-UFMG.

Função atual: professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais, na Escola de Ciência da Informação, Departamento de Tecnologia e Gestão da Informação (DTGI), e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa Gestão & Tecnologia da Informação e Comunicação (Getic). Líder do Grupo de Pesquisa "IKI - Information, Knowledge & Innovation", no CNPq. Editor Associado do The Bottom Line Journal of Emerald.

Área de pesquisa: gestão da informação e do conhecimento, inteligência competitiva, transformação digital, gestão da inovação e estratégia.