Formação continuada de professores: tendências para o ensino de geometria e álgebra nos anos iniciais

Conteúdo do artigo principal

Marli Teresinha Quartieri
Ieda Maria Giongo
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
Camila Graff

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados emergentes de uma atividade explorada durante a formação continuada de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. A prática integrou ações desenvolvidas em uma pesquisa que ocorreu no segundo semestre de 2017. A tarefa proposta às docentes esteve alicerçada na investigação matemática e abordou conteúdos de geometria e álgebra. A análise revelou que os participantes se empenharam, debatendo e ampliando seus conhecimentos matemáticos, sobretudo quando pensaram em uma forma de explicar o porquê das estratégias usadas para a resolução da atividade. Cabe ressaltar que a prática investigada contemplou três caminhos para resolvê-la: duas estratégias ligadas ao campo da álgebra e uma ao da geometria.

Detalhes do artigo

Como Citar
Quartieri, M. T., Giongo, I. M., Rehfeldt, M. J. H., & Graff, C. (2019). Formação continuada de professores: tendências para o ensino de geometria e álgebra nos anos iniciais. Educação Online, 14(30), 112–130. https://doi.org/10.36556/eol.v14i30.438
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marli Teresinha Quartieri, Centro Universitário Univates

Professora de Matemática do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas

Artigos Semelhantes

<< < 21 22 23 24 25 26 27 28 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.