Acessibilidade curricular e o desenho universal para aprendizagem como pontos de análise para a inclusão

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Kelly Maia Cordeiro
Izadora Martins da Silva de Souza

Resumo

Diante do contexto educacional contemporâneo e da desconstrução do modelo curricular adaptado, este artigo busca apresentar uma reflexão teórica apoiada no desenho universal para aprendizagem como uma perspectiva para a acessibilidade curricular e criar condições práticas para a educação inclusiva. Utiliza-se como base os estudos desenvolvidos no Center for Applied Special Technology, alinhavado ao documento da Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva e da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que preconizam a acessibilidade como uma ação da sociedade e um direito humano. O percurso metodológico evidencia o desenvolvimento de estratégias de ensino, utilizando os princípios do desenho universal para aprendizagem na construção da proposta e enfatizando a mediação docente no desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas.


Abstract


Given the contemporary educational context and the deconstruction of the adapted curricular model, this article seeks to present a theoretical reflection supported by Universal Design for Learning as a perspective for curricular accessibility and creating practical conditions for inclusive education. The studies developed at the Center for Applied Special Technology are used as a basis, in line with the document of the National Policy for Special Education in an Inclusive Perspective and the Brazilian Law for the Inclusion of Persons with Disabilities, which advocate accessibility as an action of society and a right human. The methodological path highlights the development of teaching strategies, using the principles of Universal Design for Learning in the construction of the proposal, and emphasizing teacher mediation in the development of inclusive pedagogical practices.

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Como Citar
Maia Cordeiro, K., & Martins da Silva de Souza, I. (2024). Acessibilidade curricular e o desenho universal para aprendizagem como pontos de análise para a inclusão. Educação Online, 19(47), e24194705. https://doi.org/10.36556/eol.v19i47.1749
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Kelly Maia Cordeiro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Ufrrj)

Titulação: doutora em educação (PUC-Rio)   Função atual. Professora no curso de licenciatura em educação especial- Ufrrj   Área de pesquisa: educação especial e inclusiva

Izadora Martins da Silva de Souza, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Ufrrj)

Titulação: doutora em educação (Ufrrj)   Função atual: professora no curso de licenciatura em educação especial (Ufrrj)   Área de pesquisa: educação especial e inclusiva