O deslocamento da cultura lúdica contemporânea: da palavra, escuta e troca afetiva

Conteúdo do artigo principal

Adriana Gomes Lima
Alcides José Scaglia
Luís Bruno de Godoy
Raphaela Schiassi Hernandes

Resumo

Cultura lúdica é lugar de manifestação. Entretanto, nos últimos 60 anos, transformações vêm deslocando o jogo, cada vez mais, aos modos do brincar isolados impostos pela Era Digital, e não mais às trocas sociais. Objetivo: identificar e problematizar as aproximações/distanciamentos das brincadeiras dos dois grupos de momentos históricos distintos, refletindo sobre os impactos das brincadeiras e suas percepções na atualidade. Método qualitativo e descritivo, utilizando de instrumentos grupo focal, conversa, autonarrativa e, mais análise temática. Participaram 10 sujeitos entre docentes/discentes do Ppgcult/UFS, nascidas nas décadas de 1960 a 2000. Materiais analisados constataram que as brincadeiras tradicionais possibilitaram maior intensidade de experiência lúdica e trocas aos docentes. Aos discentes, a Rua se encontrava já em desuso, e, na atualidade, a era digital vem condicionando o brincar isolado.


Abstract


Play culture is a place of manifestation. However, in the last 60 years, transformations have been shifting play increasingly to the isolated play modes imposed by Digital Age, and no longer to social exchanges. Objective:  Identify and problematize the approximations/distances between the play of two groups from different historical periods, reflecting on the play impacts and their perceptions today. Qualitative and descriptive method, using focus group, conversation, self-narrative and thematic analysis tools. Participants included 10 teachers and students from the Ppgcult/UFS, born between 1960 and 2000. The materials analyzed showed that traditional games enabled teachers to have more intense playful experiences and exchanges. For students, the street was already in disuse, and nowadays, the digital age has conditioned isolated play.

Detalhes do artigo

Como Citar
Gomes Lima, A., José Scaglia, A., Bruno de Godoy, L., & Schiassi Hernandes, R. (2024). O deslocamento da cultura lúdica contemporânea: da palavra, escuta e troca afetiva. Educação Online, 19(46), e24194603. https://doi.org/10.36556/eol.v19i46.1470
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Adriana Gomes Lima, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Titulação: mestre interdisciplinar em culturas populares (Universidade Federal De Sergipe, Campus São Cristóvão); especialista pela Residente Multiprofissional na área da Saúde Mental pela Ebserh/UFS; graduação em educação física – licenciatura plena pela Unit (Universidade Tiradentes); graduação em terapia ocupacional pela UFS/Lagarto - (Universidade Federal De Sergipe, Campus Lagarto)

Função atual: terapeuta ocupacional do Hospital Universitário de Lagarto HUL/EBSERH

Área de pesquisa: terapia ocupacional, brincar, saúde mental, cultura

 

 

Alcides José Scaglia, Faculdade de Ciência Aplicadas (Unicamp) – Campus Limeira/SP

Titulação: livre docente em pedagogia do esporte e pedagogia do Jogo pela Universidade Estadual de Campinas (2019), doutor em pedagogia do movimento pela Universidade Estadual de Campinas (2003), mestre em pedagogia do esporte pela Universidade Estadual de Campinas (1999), licenciado em educação física pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e bacharel em educação física pela Universidade Estadual de Campinas (1995).

Função atual: Professor associado (M.S.5.2) na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA-Unicamp) no curso de ciências do esporte da Unicamp, docente pleno no programa de pós-graduação, mestrado e doutorado da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp.

Área de pesquisa: educação física escolar, Jogo e pedagogia do esporte, com ênfase em metodologia de ensino-aprendizagem-treinamento dos jogos coletivos de invasão, futebol da iniciação ao treinamento e pedagogia do jogo.

 

 

Luís Bruno de Godoy, Faculdade de Ciência Aplicadas (Unicamp) – Campus Limeira/SP

Titulação: pós-doutorado em ciências do esporte (Unicamp); doutor em educação física e sociedade (Unicamp); mestre em ciências humanas e sociais aplicadas (Unicamp); bacharel em ciências do esporte - (Unicamp); ator (Sated/SP)

Função atual: professor de pós-doutorado no curso de ciências do esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp

Área de pesquisa: teoria do jogo e filosofia da diferença

 

 

 

Raphaela Schiassi Hernandes, Universidade Federal de Sergipe (UFS) – Campus Lagarto

Titulação: doutorado em saúde coletiva (Unesp); mestrado em distúrbios do desenvolvimento (Macjenzie); graduação em terapia ocupacional (Faculdades Salesianas de Lins)

Função atual: professora da Universidade Federal de Sergipe

Área de pesquisa: terapia ocupacional, saúde mental, espiritualidade

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.