Ensino híbrido: uma possibilidade para o “novo normal”?
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente texto tem por objetivo discutir o ensino híbrido numa perspectiva crítica, apresentando o cenário real no qual ele possa se manifestar como uma possibilidade para o momento pós-pandemia. Procedeu-se a uma pesquisa bibliográfica acerca do ensino híbrido, iniciando por seus aspectos conceituais e discutindo alguns de seus modelos mais usados atualmente. Nesse contexto, ressalta-se a importância da ressignificação dos espaços de aprendizagem e do papel do professor. Discute-se, ainda, a educação no contexto da pandemia e o ensino remoto e as possibilidades do ensino híbrido, destacando seus riscos e benefícios. Como resultados, percebem-se os enormes desafios que as escolas enfrentam, continuando a ser espaços de encontro e de convivência presenciais, mas em que o ensino híbrido, potenciado pelas tecnologias digitais, terá de ter lugar, concretizando o que a escola deve ser em pleno século XXI.
Abstract
This paper intends to discuss hybrid teaching from a critical perspective, presenting the current scenario in which it might manifest as a possibility for the post-pandemic moment. The bibliographic research was carried out on hybrid teaching, beginning with its conceptual aspects and discussing some of its most used models. In this context, we emphasize the importance of redefining learning spaces and the teacher's role. It also discusses education in the context of the pandemic and remote teaching and the possibilities of hybrid teaching, highlighting its risks and benefits. As a result, we can see the enormous challenges that schools face, continuing to be areas for face-to-face meetings and conviviality, but in which hybrid teaching, powered by digital technologies, will have to have a spot, realizing what the school should be in the 21st century.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.