A construção de um padrão de escolhas de modo de vida saudável entre estudantes de pedagogia e sua relação com o processo educativo
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo acompanhou a construção de um estilo de vida saudável entre estudantes de pedagogia, em resposta às ações realizadas por meio de uma disciplina de tema transversal durante a graduação. Os dados foram obtidos através do registro diário de hábitos de vida sobre dez aspectos relacionados à saúde. Os resultados apontam uma influência positiva com significância estatística dos conteúdos da disciplina sobre as escolhas dos alunos, ao longo do estudo. O registro dos hábitos por parte dos alunos demonstrou ser uma eficiente estratégia para avaliar a efetividade da abordagem dos conteúdos, indicando ao professor da disciplina, os pontos a serem retomados ou fortalecidos para o desenvolvimento da autonomia e autorregulação do estudante. Além do benefício pessoal, os futuros pedagogos são preparados para difundir a cultura da saúde entre os alunos da educação básica quando adentrarem ao mercado de trabalho.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.