Ações afirmativas para permanência dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Conteúdo do artigo principal

Perci Leite
Antonio Amorim
Ana Paula da Silva Conceição

Resumo

Este estudo investigou quais ações afirmativas são necessárias nas escolas a fim de diagnosticar os entraves que as impedem de serem colocadas em prática e descrever se promovem de fato a permanência dos estudantes na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A investigação pautou-se na abordagem qualitativa para refletir sobre as informações coletadas através da pesquisa de campo. Pelos resultados encontrados, os gestores revelaram que não são medidos esforços para colocar as ações afirmativas em prática; os professores demonstraram que estas precisam ser aperfeiçoadas, mas também serem criadas novas e os estudantes evidenciaram que sem elas o desestímulo à permanência torna-se evidente. Considera-se, assim, que ambas as escolas as promovem, uma mais que a outra. Elas precisam dar continuidade as existentes e estar atentas a necessidade de novas. 

Detalhes do artigo

Como Citar
Leite Andrade, P., Amorim, A., & Conceição, A. P. da S. . (2021). Ações afirmativas para permanência dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Educação Online, 16(36), 122–142. https://doi.org/10.36556/eol.v16i36.798
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Perci Leite, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Professora das redes municipal e estadual de educação, com atuação no Centro Educacional Sons no Silêncio (CESS)/Associação Educacional Sons no Silêncio (Aesos). Cursa o Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (Mpeja) da Universidade Estadual da Bahia (Uneb). Especialista em metodologia do ensino pesquisa e extensão em educação pela Uneb e em mídias da educação pela Universidade Estadual do Sul da Bahia (Uesb). Membro do Grupo de Pesquisa FORMACCEINFÂNCIA, Linguagens e EJA (Forinleja).

Antonio Amorim, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Professor titular pleno do Departamento de Educação do Campus I (DEDC I) do Mestrado Profissional em Educação (Mpeja) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Pós-doutorado em difusão do conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutorado em psicologia pela Universidade de Barcelona – Espanha. Membro da Academia Baiana de Educação e Presidente da REDE Internacional de Pesquisa Colaborativa que congrega mais de 20 grupos de pesquisa.

Ana Paula da Silva Conceição, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutora em educação pela Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi professora de 2012 a 2019, no Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (Mpeja) da Uneb. Professora DE do DEDC I do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEduc) da Uneb, líder do Grupo de Pesquisa FORMACCEINFÂNCIA, Linguagens e EJA (Forinleja).

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.