Desigualdades e diferenças sociais e educacionais na Alemanha

Conteúdo do artigo principal

Paulo de Carvalho Junior

Resumo

O artigo aborda as correlações existentes entre as oportunidades educacionais de crianças e jovens na Alemanha e fatores externos à escola, como as disparidades socioeconômicas entre as diferentes regiões do país, o grau de escolaridade dos pais e a existência ou não de um histórico de migração familiar. Ele explora o fato de que o sistema educacional alemão reforça disparidades sociais em função da origem dos alunos, na medida em que ocorre uma seleção de alunos em função de seu rendimento acadêmico ao término da escola primária com o correspondente encaminhamento a diferentes trajetórias na escola secundária. A despeito das iniciativas governamentais no combate à desigualdade educacional e de alguns indicadores positivos de mudança, as oportunidades educacionais para camadas mais desfavorecidas da sociedade permanecem um sério problema a ser enfrentado no contexto educacional alemão.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
de Carvalho Junior, P. (2020). Desigualdades e diferenças sociais e educacionais na Alemanha. Educação Online, 15(35), 1–19. https://doi.org/10.36556/eol.v15i35.787
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Paulo de Carvalho Junior

Doutorando em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC-Rio. Licenciado em letras, português - alemão (UERJ, 2002), mestre em letras (PUC-Rio, 2011), especialista em administração e planejamento da educação (UERJ, 2013) e gestão empresarial (FGV, 2018). Possui experiência profissional nas áreas do ensino de alemão como língua estrangeira e da gestão escolar, atuando desde 2015 como diretor da Escola Alemã Corcovado, no Rio de Janeiro.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.