Alfabetização a partir da abordagem pedagógica do computador: uma experiência com crianças do 1º ano do ensino fundamental

Conteúdo do artigo principal

Bárbara Ribeiro
Gisele Pereira Pontin
Joice Araújo Esperança

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa que buscou problematizar os processos de ensino e aprendizagem na alfabetização com a abordagem pedagógica do computador. A pesquisa se fundamenta nos estudos sobre alfabetização e cultura digital, com destaque para as obras de Emília Ferreiro, Magda Soares, Pierre Lévy, Manuel Moran e Marco Silva. O material empírico da investigação foi produzido através de observações participantes no contexto de uma prática pedagógica realizada em uma turma de alfabetização, do primeiro ano do ensino fundamental. As análises apontam que a abordagem das mídias digitais na alfabetização é capaz de potencializar as aprendizagens das crianças, possibilitando o avanço de suas hipóteses e compreensões. Assim, a escola e os profissionais da educação são desafiados a repensarem suas concepções e estratégias metodológicas, buscando qualificar os processos de aprendizagem no ciclo da alfabetização e na continuidade da trajetória escolar dos sujeitos que nascem e crescem no contexto da cultura digital.


  

Detalhes do artigo

Como Citar
Ribeiro, B., Pereira Pontin, G. ., & Araújo Esperança, J. (2020). Alfabetização a partir da abordagem pedagógica do computador: uma experiência com crianças do 1º ano do ensino fundamental . Educação Online, 15(35), 35–55. https://doi.org/10.36556/eol.v15i35.742
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Bárbara Ribeiro

Pedagoga, especialista em mídias e educação pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e professora da rede municipal de São Leopoldo/RS.

Gisele Pereira Pontin

Graduada em pedagogia, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos e especialista em mídias e educação, pela Universidade Federal do Rio Grande - Furg. Professora da rede pública municipal de Canoas/RS. 

Joice Araújo Esperança, Furg

Pedagoga, doutora em educação ambiental e professora do Instituto de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Ppgedu) da Universidade Federal do Rio Grande (Furg).

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.