Diálogos sobre educação inclusiva, políticas públicas e formação de professores: uma articulação existente, permanente e fundamental

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Marcos Antonio dos Santos
Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula
Diego Luiz Miiller Fascina

Resumo

A educação inclusiva tem como finalidade propor uma série de medidas em favor de processos educativos mais


A educação inclusiva tem como finalidade propor uma série de medidas em favor de processos educativos mais igualitários e abertos a qualquer forma de diferença. A sociedade é constituída por uma diversidade cultural, e, nesse contexto, o âmbito social e educacional tem um papel fundamental na compreensão dos processos formativos. Diante disso, este estudo teve como objetivo apresentar os princípios da educação inclusiva pelo viés das políticas públicas, destacando sua importância no contexto da formação de professores. A metodologia da pesquisa foi a revisão bibliográfica e a análise documental. Os resultados evidenciaram que a educação inclusiva é uma temática extremamente fundamental quando associada ao campo da efetivação dos direitos por meio das políticas públicas, bem como quando problematizada nas discussões dos cursos para formação de professores.


 


 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marcos Antonio dos Santos, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Educação (2018) pelo Programa de de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá - UEM, na linha de Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores (ENS). Graduado no Curso de Licenciatura (2014) e Bacharelado (2015) em Educação Física pela mesma Universidade. Graduado em Pedagogia (2019) pelo Centro de Ensino Superior de Maringá - UNICESUMAR. Especialista em Docência no Ensino Superior: Tecnologias Educacionais e Inovação (2019). Atendimento Educacional Especializado - Educação Especial e Inclusiva (2019). Educação Física Escolar (2019) e especializando em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, também pela mesma Instituição de Ensino Superior - UNICESUMAR.

Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação. Mestre em Educação. Graduada em Pedagogia.Professora adjunta do DTP (Departamento de Teoria e Prática da Educação) da Universidade Estadual de Maringá.

Diego Luiz Miiller Fascina, Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR

Fez Pós-Doutorado em Ciências da Linguagem pela Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina). Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá, especialização em Letras com ênfase em História da Arte pela Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari e Mestrado e Doutorado em Letras (área de concentração: Estudos Literários) pela Universidade Estadual de Maringá. Professor do Unicesumar - Centro Universitário de Maringá e professor colaborador do DTL (Depto de Teorias Linguísticas e Literárias) da UEM