Educação escolar indígena: entre a que temos e a que queremos!

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

kacia Neto de Oliveira Fonseca Valeria Augusta Cerqueira de Medeiros Weigel

Resumo

Este trabalho baseia-se em pesquisa realizada na Barreira da Missão, área indígena do Município de Tefé-AM, em que se buscou analisar as medidas que estão sendo criadas para que a Escola Municipal Rural Indígena Pe. Augusto Cabrolié se estabeleça nos padrões da Educação Escolar Indígena. O caminhar metodológico utilizou o método hermenêutico-dialético, em que procedemos com observação direta e entrevista semiestruturada com participantes moradores da comunidade. Os resultados nos mostraram que a Educação Escolar Indígena já foi implantada na escola, contudo, precisa implementar algumas políticas que fixam o fazer pedagógico diferenciado das escolas não-indígenas. Para isso, as lideranças kambeba e equipe escolar indígena buscam apoio junto ao governo municipal em firmar parcerias para irem introduzindo na escola requisitos da escola indígena, a fim de que, ela funcione de fato e direito dentro dos padrões da Educação Escolar Indígena.


Este trabalho se baseia em pesquisa realizada na Barreira da Missão, área indígena do município de Tefé-AM. Buscou-se analisar as medidas que estão sendo criadas para que a Escola Municipal Rural Indígena Pe. Augusto Cabrolié se estabeleça nos padrões da educação escolar indígena. O caminhar metodológico utilizou o método hermenêutico-dialético, em que procedemos com observação direta e entrevista semiestruturada com participantes moradores da comunidade. Os resultados nos mostraram que a educação escolar indígena já foi implantada na escola, contudo, precisa implementar algumas políticas que fixam o fazer pedagógico diferenciado em relação às escolas não indígenas. Para isso, as lideranças kambeba e a equipe escolar indígena buscam apoio junto ao governo municipal, para firmar parcerias a fim de irem introduzindo na escola requisitos da escola indígena, para que ela funcione de fato e direito dentro dos padrões da educação escolar indígena.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
DE OLIVEIRA FONSECA, kacia Neto; CERQUEIRA DE MEDEIROS WEIGEL, Valeria Augusta. Educação escolar indígena: entre a que temos e a que queremos!. Educação Online, [S.l.], v. 13, n. 29, p. 1-18, nov. 2018. ISSN 1809-3760. Disponível em: <http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/485>. Acesso em: 19 mar. 2019.
Seção
Artigos