Educação escolar indígena: entre a que temos e a que queremos!

Conteúdo do artigo principal

kacia Neto de Oliveira Fonseca
Valeria Augusta Cerqueira de Medeiros Weigel

Resumo

Este trabalho baseia-se em pesquisa realizada na Barreira da Missão, área indígena do Município de Tefé-AM, em que se buscou analisar as medidas que estão sendo criadas para que a Escola Municipal Rural Indígena Pe. Augusto Cabrolié se estabeleça nos padrões da Educação Escolar Indígena. O caminhar metodológico utilizou o método hermenêutico-dialético, em que procedemos com observação direta e entrevista semiestruturada com participantes moradores da comunidade. Os resultados nos mostraram que a Educação Escolar Indígena já foi implantada na escola, contudo, precisa implementar algumas políticas que fixam o fazer pedagógico diferenciado das escolas não-indígenas. Para isso, as lideranças kambeba e equipe escolar indígena buscam apoio junto ao governo municipal em firmar parcerias para irem introduzindo na escola requisitos da escola indígena, a fim de que, ela funcione de fato e direito dentro dos padrões da Educação Escolar Indígena.


Este trabalho se baseia em pesquisa realizada na Barreira da Missão, área indígena do município de Tefé-AM. Buscou-se analisar as medidas que estão sendo criadas para que a Escola Municipal Rural Indígena Pe. Augusto Cabrolié se estabeleça nos padrões da educação escolar indígena. O caminhar metodológico utilizou o método hermenêutico-dialético, em que procedemos com observação direta e entrevista semiestruturada com participantes moradores da comunidade. Os resultados nos mostraram que a educação escolar indígena já foi implantada na escola, contudo, precisa implementar algumas políticas que fixam o fazer pedagógico diferenciado em relação às escolas não indígenas. Para isso, as lideranças kambeba e a equipe escolar indígena buscam apoio junto ao governo municipal, para firmar parcerias a fim de irem introduzindo na escola requisitos da escola indígena, para que ela funcione de fato e direito dentro dos padrões da educação escolar indígena.

Detalhes do artigo

Como Citar
de Oliveira Fonseca, kacia N., & Cerqueira de Medeiros Weigel, V. A. (2018). Educação escolar indígena: entre a que temos e a que queremos!. Educação Online, 13(29), 1–18. https://doi.org/10.36556/eol.v13i29.485
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Valeria Augusta Cerqueira de Medeiros Weigel, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Letras e Artes pela Universidade Federal do Pará (1972), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1977) e doutorado em Ciências Sociais (Antropologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Antropologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação indígena, educação amazônica, educação e cultura, educação e meio ambiente e identidade étnica.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.