Três etapas necessárias para a realização do trabalho colaborativo na escola

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Tereza Cristina de Carvalho Camila Rodrigues Costa Sabrina Alves Dias

Resumo

Objetivou-se descrever as etapas necessárias do trabalho colaborativo, com vistas à inclusão escolar. Uma professora do atendimento educacional especializado, uma professora de educação física e uma cuidadora participaram do estudo.  Foram filmadas aulas de educação física e gravados encontros para planejamento. Os registros de filmagens dessas aulas foram assistidos, na íntegra e os áudios dos encontros, transcritos. Conclui-se que, para efetivar o trabalho colaborativo na escola, são necessárias três etapas: 1) definição do dia, horário, local e objetivos para a realização do planejamento; 2) elaboração de um plano de trabalho colaborativo; e 3) execução, acompanhamento, reflexão e avaliação do plano de trabalho colaborativo.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
CARVALHO, Tereza Cristina de; COSTA, Camila Rodrigues; DIAS, Sabrina Alves. Três etapas necessárias para a realização do trabalho colaborativo na escola. Educação Online, [S.l.], v. 13, n. 28, p. 126-144, aug. 2018. ISSN 1809-3760. Disponível em: <http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/430>. Acesso em: 16 aug. 2018.
Seção
Artigos