Povos pomeranos no Brasil: um estudo baseado em uma pesquisa de estado do conhecimento

Conteúdo do artigo principal

Myrna Gowert Madia Berwaldt
Gabriela Medeiros Nogueira

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa a partir do Estado do Conhecimento, cujo objetivo é conhecer as produções acadêmicas sobre povos pomeranos. A busca foi realizada no Banco de Teses e Dissertações da Capes, utilizando os descritores: Educação Pomerana (EP), Cultura Pomerana (CP), Língua Pomerana (LP). Dentre os resultados, ressalta-se: a produção acadêmica sobre pomeranos se concentra nos estados do Espírito Santo e do Rio Grande do Sul; a temática Língua Pomerana é recorrente entre os trabalhos analisados, destacando os desafios no processo de aquisição da escrita e leitura na língua portuguesa; a língua pomerana, por vezes, é referida como dialeto, indicando um estigma pejorativo. Destaca-se o crescimento de pesquisas sobre pomeranos a partir de 2005.

Detalhes do artigo

Como Citar
Gowert Madia Berwaldt, M., & Medeiros Nogueira, G. (2022). Povos pomeranos no Brasil: um estudo baseado em uma pesquisa de estado do conhecimento. Educação Online, 17(41), 44–63. https://doi.org/10.36556/eol.v17i41.1222
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Myrna Gowert Madia Berwaldt, FURG

Titulação: Mestranda do Programa de Pós-Graduação em educação - Ppgedu da Universidade Federal do Rio Grande - Furg; Especialização em sociologia, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Graduada em pedagogia, pela Universidade Federal do Rio Grande - Furg (2019)

Função atual: Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento (Geali)

Área de pesquisa: Formação de Professores e Práticas Educativas

Gabriela Medeiros Nogueira, Furg

Titulação: graduada em pedagogia das séries iniciais do primeiro grau pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel-1997), especialista em educação matemática pela Universidade Católica de Pelotas (Ucpel-1998); mestre em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs -2001);;doutora em educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel-2011); pós-doutorado na University of Illinois at Urbana-Champaign (2016) e  na University of Canterbury - Nova Zelândia (2019)

Função atual: professora associada no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande -Furg; editora-chefe da Revista Momento- Diálogos em Educação vinculada ao Ppged/Furg; membro do corpo editorial da Revista Brasileira de Alfabetização- ABALF; líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento - Geali, cadastrado no diretório acadêmico do CNPq; integrante do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação de zero a seis anos - Nepe/IE/Furg e do Grupo de Pesquisa História da Alfabetização, Leitura e Escrita e dos livros escolares- Hisales/FaE/Ufpel

Área de pesquisa: formação de professores e práticas educativas;  alfabetização e letramento, cultura lúdica, infâncias e políticas públicas educacionais. 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.