A autonomia do aluno e sua postura de sujeito ético

Conteúdo do artigo principal

Denis Jeffrey

Resumo

Desde os anos 1970, os sistemas educativos modernos visam ao desenvolvimento da autonomia do educando. Ora, um aluno autônomo deve, imperativamente, tomar sua própria vida em suas mãos e assumir suas responsabilidades. A esse respeito, a aprendizagem da autonomia na escola deve ser sustentada pela apropriação de uma postura ética. Na verdade, o aluno deveria considerar que ele se torna sujeito de sua própria ética. Essa é a ideia explorada neste texto.

Detalhes do artigo

Como Citar
Jeffrey, D. (2021). A autonomia do aluno e sua postura de sujeito ético. Educação Online, 16(36), 213–232. https://doi.org/10.36556/eol.v16i36.1001
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Denis Jeffrey, Université Laval

Denis Jeffrey é professor titular na Faculdade de Ciências da Educação da Université Laval, na cidade de Quebec/Canadá, onde atua como diretor do Centre de recherche interuniversitaire sur la formation et la profession enseignante (Centro de Pesquisa Interuniversitária sobre a Formação e a Profissão Docente) -Cifpe. Atualmente, Denis Jeffrey desenvolve pesquisas no campo da sociologia e do ensino da ética da profissão docente. Seus interesses se voltam ainda para as questões relacionadas à cultura juvenil e às novas formas de ritualização. Algumas de suas últimas publicações : Professores, professoras : todas, todos em risco de perseguição criminal (2020), Ritos e Ritualizações (2018), As solidariedades humanistas (2018), Ritos e identidades (2017), Por uma educação para a paz em um mundo violento (2017), Ética e insubordinação no ensino (2016), Jovens e  jihadismo (2016), Pensar o adolescente : Abordagem socioantropológica (2016), dentre outros livros e artigos publicados no Canadá e em diversos outros países. 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.