Ensino de língua e cultura em sinergia na valorização identitária

Conteúdo do artigo principal

Isabella de Kássia Cordeiro Barbosa
Isla Hevelim Santos Almeida
Silvia Helena Benchimol Barros

Resumo

O presente trabalho, atrelado ao projeto de extensão ABC English: opening doors, tem como principal objetivo ampliar a perspectiva do ensino de Língua Inglesa (LI), contemplando situações de aprendizagem em que seja possível a compreensão de diferentes culturas em contato e a percepção de relações que aproximam ou distanciam as vivências nos diferentes contextos nacionais-culturais envolvidos. Considera-se que é essencial ao ensino de línguas estrangeiras, tanto a valorização de outras culturas quanto o fortalecimento de identidades culturais locais. A metodologia utilizada consiste em um estudo analítico-comparativo dos livros Way to go, de Claudio Franco e Kátia Tavares, e English for all, de Eliana Aun, Maria Clara Moraes e Neuza Sansanovicz. O embasamento teórico se respalda nas significativas contribuições dos estudos de Hall (1997) Byram (1997; 2008), Kramsch (1998), Byram e Grundy (2011), entre outros. 

Detalhes do artigo

Como Citar
Cordeiro Barbosa, I. de K. ., Santos Almeida , I. H. ., & Benchimol Barros, S. H. (2021). Ensino de língua e cultura em sinergia na valorização identitária. Educação Online, 16(38), 376–392. https://doi.org/10.36556/eol.v16i38.895
Seção
Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.