Adoção e uso continuado de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior - uma análise de fatores determinantes
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo se encontra enquadrado pelo domínio de especialidade de tecnologias da informação e comunicação na educação e tem como propósito identificar fatores determinantes no processo de adoção e uso continuado de ambientes virtuais de aprendizagem pelos professores, no ensino superior, em Portugal. O estudo seguiu uma abordagem integradora de dois modelos teóricos explicativos do processo de adoção da tecnologia - Teoria de Difusão da Inovação e o Modelo de Aceitação de Tecnologia. A partir deles, foram colocadas sob análise as atitudes dos professores, distinguindo-se dois grupos: ‘utilizadores’ e ‘potenciais utilizadores’ da plataforma MOODLE. Considerando a natureza dos objetivos, este estudo assumiu uma abordagem metodológica quantitativa. Os dados foram obtidos através da aplicação de questionários a 111 professores universitários. Os resultados apontam para a existência de diferenças significativas entre os grupos, sugerindo a necessidade da criação de estratégias diferenciadas, de acordo com o perfil de utilização dos professores.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.