Estudantes na pandemia: fatores protetivos e um olhar para o futuro
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente estudo se debruça sobre os impactos da pandemia de Covid-19 no campo educacional. Parte de uma base de dados obtida por meio de questionários virtuais respondidos por 2584 estudantes do ensino médio de escolas públicas do estado do Ceará. Busca compreender quais fatores podem ter atuado como elementos protetivos na mitigação dos impactos educacionais da pandemia. Foram identificadas relações entre a saúde mental e projeções de futuro com gênero, condições familiares, crenças religiosas e experiência com o ensino remoto. Embora os jovens estivessem fragilizados pelos efeitos da pandemia, foi possível identificar algumas variáveis protetivas: pertencimento religioso, residir com a mãe e ser do sexo masculino. Considerando em especial as questões de saúde mental, é possível perceber que as meninas foram as mais afetadas, mas, ao mesmo tempo, são elas que mais acreditam que o futuro profissional passa pela formação acadêmica.
Abstract
This study focuses on the impacts of the Covid-19 pandemic on education, from the database obtained through online questionnaires answered by 2,584 high school students from public schools in the state of Ceará. It seeks to understand which factors may have acted as protective elements in mitigating the educational impacts of the pandemic. Relationships were identified between mental health and future projections, gender, family circumstances, religious beliefs, and experience with remote learning. Although the young people were weakened by the effects of the pandemic, some protective variables were identified: religious affiliation, living with their mother, and being male. Considering mental health issues in particular, it is clear that girls were more affected, but at the same time, they are the ones who mostly believe that their professional future depends on their academic education.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista estão cientes de que todo o conteúdo desta revista é de acesso aberto, público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos, sob os termos da licença CC BY-NC 4.0 (CC Attribution-NonCommercial 4.0)