A Etnografia Ajuda a Entender as Relações Raciais na Escola?

Conteúdo do artigo principal

Luiz Fernandes de Oliveira

Resumo

A educação brasileira vem tendo nos últimos anos, através do olhar relativizador da antropologia, uma importante contribuição para os estudos de aspectos culturais, relações sociais e, especialmente, as relações étnicas e raciais. Em vista disso, verifica-se certa diluição de fronteiras entre campos de saber decorrentes também da desconstrução de modelos analíticos macros, que engessam explicações e entendimentos de significados culturais e relações micro-sociais. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo apresentar algumas contribuições da área de conhecimento da antropologia e da etnografia nos estudos das relações étnico-raciais na educação.

Detalhes do artigo

Como Citar
Oliveira, L. F. de. (2008). A Etnografia Ajuda a Entender as Relações Raciais na Escola?. Educação Online, (3). Recuperado de https://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/1814
Edição
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Luiz Fernandes de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação Brasileira pela PUC - Rio, Professor Assistente da UERJ e membro do Núcleo de Estudos Étnico-Raciais e Ações Afirmativas da FAETEC - NEERA.

Artigos Semelhantes

<< < 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.