Ouvir e contar histórias: Jornada em busca de uma narrativa de inserção

Conteúdo do artigo principal

Wagner Teixeira Dias

Resumo

Este estudo apresenta o relato da experiência vivida com o projeto Arte e encanto: contos por todos os cantos. O projeto teve como objetivo a inserção de crianças do maternal ao quinto ano, moradoras de comunidades da cidade do Rio de Janeiro, à literatura. Na época de execução do projeto, estas comunidades eram consideradas violentas. Através das experiências de narrar e ouvir histórias, configurou-se um quadro em que o gosto pela arte literária pôde ser experienciado. O texto se ancora nos pensamentos de Walter Benjamin e permite interlocuções com alguns de seus estudiosos. Como considerações finais o estudo aponta que projetos de baixo custo podem ser funcionais, interferindo positivamente no despertar do gosto literário em crianças. Este fato abre espaço para futuras reflexões que tenham como preocupação a construção de ouvintes/leitores e de leitores/narradores.

Detalhes do artigo

Como Citar
Dias, W. T. (2011). Ouvir e contar histórias: Jornada em busca de uma narrativa de inserção. Educação Online, (9). Recuperado de https://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/1755
Edição
Seção
Resumos
Biografia do Autor

Wagner Teixeira Dias, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestrando em Educação Brasileira pela PUC-Rio. Membro do GRUDHE – Grupo de Pesquisas em Desenvolvimento humano e educação/PUC-Rio.

Artigos Semelhantes

<< < 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.