A experimentação investigativa na formação de professores de ciências naturais: a importância da extensão universitária the importance of university extension

Conteúdo do artigo principal

Kézia de Jesus Pereira
Jeane Cristina Gomes Rotta

Resumo

A experimentação investigativa pode promover o ensino e aprendizagem das ciências. Projetos de extensão universitária têm se destacado como espaços propícios para essa prática. Este trabalho teve como objetivo compreender como os egressos de uma licenciatura em ciências naturais percebem a contribuição da extensão universitária na promoção de experimentos investigativos. A pesquisa foi qualitativa e utilizou um questionário como instrumento de obtenção de dados, envolvendo a participação de dez egressos do curso.   Os dados foram analisados por meio da análise textual discursiva e organizados em três categorias. Os resultados indicaram que, embora as aulas da graduação tenham favorecido a realização de experimentos, a abordagem investigativa esteve mais presente naqueles realizados no projeto de extensão. 


Abstract


Investigative experimentation can promote science teaching and learning. University extension projects have stood out as favorable spaces for this practice. This study aims to understand how graduates from a degree course in natural sciences perceive the contribution of university extension in promoting investigative experiments. The research was qualitative and used a questionnaire as a data collection tool involving the participation of ten graduates of the course. The data was analyzed using discursive textual analysis and it was organized into three categories. Although the undergraduate classes favored experiments, the results indicated that the investigative approach was more present in those carried out in the extension project.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Pereira, K. de J., & Gomes Rotta, J. C. (2024). A experimentação investigativa na formação de professores de ciências naturais: a importância da extensão universitária : the importance of university extension. Educação Online, 19(47), e24194714. https://doi.org/10.36556/eol.v19i47.1699
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Kézia de Jesus Pereira, Universidade de Brasília (UnB)

Titulação: licenciada em ciências naturais   Função atual: professora da Secretaria Estadual de Educação do Distrito Federal   Área de pesquisa: formação de professores

Jeane Cristina Gomes Rotta, Universidade de Brasília (UnB)

Titulação: bacharel e licenciada em química; doutora em educação em ciências   Função atual: professora da Universidade de Brasília (UnB)   Área de pesquisa: formação de professores