Diálogos entre alfabetização científica e educação infantil: a participação das crianças no processo de investigação

Conteúdo do artigo principal

Wallace Santana da Silva
Maria da Rosa Capri

Resumo

A presente pesquisa busca refletir sobre o processo de alfabetização científica no contexto da educação infantil. De natureza qualitativa, como metodologia, utilizou-se o estudo de caso, realizado com 15 crianças de 4 a 5 anos, matriculadas em uma escola pública municipal. A caracterização dos espaços da escola, da estrutura curricular, das concepções de infância e das práticas pedagógicas contribuíram para análise e reflexão acerca do contexto do estudo de caso. Como abordagem de ensino, foi utilizada a sequência de ensino por investigação, desenvolvida em sete etapas. Para registro dos dados, foram utilizadas as seguintes ferramentas: filmagens, gravações de áudios, escrita no caderno de campo e fotografias. A partir dos resultados produzidos, evidenciou-se que o processo de alfabetização científica favorece a formação das crianças na educação infantil enquanto agentes e produtoras de cultura.


Abstract


This research seeks to reflect on the process of scientific literacy in early childhood education context. As a qualitative methodology, a case study was carried out with 15 4-5 years old children, enrolled in a municipal public school. The characterization of the school spaces, the curricular structure, the conceptions of childhood, and the pedagogical practices contributed to the analysis and reflection. The sequence of teaching by investigation was developed in seven stages, as a teaching approach. The following tools were used to record the data: filming, audio recordings, writing in field notebook, and photographs. From the results, it was evidenced that the scientific literacy process favors the children training in kindergarten as agents and producers of culture.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Santana da Silva, W., & da Rosa Capri , M. (2024). Diálogos entre alfabetização científica e educação infantil: a participação das crianças no processo de investigação . Educação Online, 19(46), e24194612. https://doi.org/10.36556/eol.v19i46.1548
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Wallace Santana da Silva, Universidade de São Paulo (USP)

Titulação: pedagogo;  especialista em psicopedagogia; mestre em ciências pela Universidade de São Paulo

Função atual: professor da Rede Municipal de Ensino de Resende/ Rio de Janeiro; professor do Curso de Pedagogia da Associação Educacional Dom Bosco (Resende/ RJ). 

Área de pesquisa: educação infantil, práticas pedagógicas e avaliação. 

Maria da Rosa Capri

Titulação: licenciada em química pela Universidade Federal de Santa Catarina; mestrado em química pela Universidade de São Paulo;  doutorado em química pela Universidade de São Paulo (2005)

Função atual: professora da Universidade de São Paulo EEL/ USP; professora do Programa de Pós Graduação em Projetos Educacionais em Ciências (USP)

Área de pesquisa: metodologias ativas de aprendizagem em todos os níveis de ensino de ciências exatas e biológicas, módulo didático e pluralismo metodológico

Artigos Semelhantes

<< < 41 42 43 44 45 46 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.