Diálogos entre alfabetização científica e educação infantil: a participação das crianças no processo de investigação
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Resumo
A presente pesquisa busca refletir sobre o processo de alfabetização científica no contexto da educação infantil. De natureza qualitativa, como metodologia, utilizou-se o estudo de caso, realizado com 15 crianças de 4 a 5 anos, matriculadas em uma escola pública municipal. A caracterização dos espaços da escola, da estrutura curricular, das concepções de infância e das práticas pedagógicas contribuíram para análise e reflexão acerca do contexto do estudo de caso. Como abordagem de ensino, foi utilizada a sequência de ensino por investigação, desenvolvida em sete etapas. Para registro dos dados, foram utilizadas as seguintes ferramentas: filmagens, gravações de áudios, escrita no caderno de campo e fotografias. A partir dos resultados produzidos, evidenciou-se que o processo de alfabetização científica favorece a formação das crianças na educação infantil enquanto agentes e produtoras de cultura.
Abstract
This research seeks to reflect on the process of scientific literacy in early childhood education context. As a qualitative methodology, a case study was carried out with 15 4-5 years old children, enrolled in a municipal public school. The characterization of the school spaces, the curricular structure, the conceptions of childhood, and the pedagogical practices contributed to the analysis and reflection. The sequence of teaching by investigation was developed in seven stages, as a teaching approach. The following tools were used to record the data: filming, audio recordings, writing in field notebook, and photographs. From the results, it was evidenced that the scientific literacy process favors the children training in kindergarten as agents and producers of culture.
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