As práticas pedagógicas no berçário: cuidar-educar-brincar
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A educação infantil é a primeira etapa da educação básica, e as crianças são marcadas pela separação de seus vínculos familiares. Assim, os professores devem estar preparados para trabalhar com elas no ambiente escolar e visar ao seu desenvolvimento integral. O berçário é um local de compartilhamento de saberes, experiências e vivências e, por isso, se faz importante o cuidar e o brincar com a criança. A pesquisa buscou verificar como podem se estruturar as práticas pedagógicas no berçário e de que forma elas se tornam importantes para o desenvolvimento e aprendizagem do bebê. Para isso, foi utilizada uma pesquisa bibliográfica qualitativa do tipo estado de conhecimento, analisando trabalhos que abordam o assunto tratado. Os trabalhos revelam que a brincadeira, atrelada ao cuidar-educar, é fundamental para que aconteçam interações sociais do bebê, como também para conhecer o ambiente que o cerca e realizar novas descobertas.
Abstract
Early childhood education is the first stage of basic education and children are marked by the separation of their family ties. Thus, teachers must be prepared to work with them in the school environment and aim for their all-round development. The nursery is a place for sharing knowledge and experiences. Therefore, it is important to care for and play with the child. The research sought to verify how the pedagogical practices can be structured in the nursery and how they become important for the baby’s development and learning. For this, we use a state of knowledge qualitative type bibliographic research, analyzing works that address the subject. The work reveals that play, linked to care-education, is fundamental for the baby's social interactions, as well as for getting to know the environment around them and making new discoveries.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.