Educação ambiental e empoderamento: o caso da avenida Rômulo Maiorana no município de Belém (Pará)

Conteúdo do artigo principal

Taynah Rosa Bastos
Regina Celi Sarkis Muller

Resumo

Este artigo apresenta um estudo de caso que busca analisar as repercussões das ações de educação ambiental e o empoderamento social em uma comunidade, situada na avenida Rômulo Maiorana, bairro do Marco, município de Belém/Pará.  O objetivo deste trabalho foi, através de eventos de educação ambiental com a participação de discentes da Universidade Federal Rural da Amazônia- Ufra, conscientizar e integrar a comunidade local, a fim de coibir o despejo irregular de resíduos sólidos em canteiros centrais da avenida, assim como inibir o uso indevido da área para estacionamento de veículos. Como resultado, verificou-se maior conscientização dessa comunidade sobre a importância da preservação das áreas verdes urbanas, o que foi constatado pela diminuição do despejo de resíduos sólidos. O empoderamento social foi analisado a partir do engajamento e participação dos cidadãos.


Abstract


This article presents a case study to analyze the environmental education actions’ repercussions and social empowerment in a community, on Rômulo Maiorana avenue, neighborhood of Marco, municipality of Belém/PA. This work aims to raise awareness and integrate the local community to curb irregular solid waste dumping in central beds of the avenue, as well as to inhibit misuse of the area for parking vehicles. The strategy is promoting Environmental Education events with the participation of students from the Rural Federal University of the Amazon. As a result, there was a greater awareness of the local community about the importance of preserving urban green areas, with the decrease of solid waste dumping. Social empowerment was analyzed from the engagement and participation of citizens

Detalhes do artigo

Como Citar
Rosa Bastos, T., & Celi Sarkis Muller, R. (2023). Educação ambiental e empoderamento: o caso da avenida Rômulo Maiorana no município de Belém (Pará). Educação Online, 18(43), e23184310. https://doi.org/10.36556/eol.v18i43.1390
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Taynah Rosa Bastos, Universidade Federal do Pará - Ufpa

Titulação: licenciatura em ciências, com habilitação em química pela Universidade Federal do Pará (2012); especialização em gestão ambiental (Ufpa/2015), mestrado em ciências ambientais pela Universidade Federal do Pará.

Função atual: servidora pública, no cargo de técnico administrativo da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).

Regina Celi Sarkis Muller, Universidade Federal do Pará - Ufpa

Titulação:  licenciatura e bacharelado em química, na Faculdade de Humanidades Pedro II ; doutorado em química analítica, na Universidade de São Paulo, São Carlos de 1989 a 1994.

Função atual: professora na Universidade Federal do Pará.

Artigos Semelhantes

<< < 37 38 39 40 41 42 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.