Educação ambiental e empoderamento: o caso da avenida Rômulo Maiorana no município de Belém (Pará)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo apresenta um estudo de caso que busca analisar as repercussões das ações de educação ambiental e o empoderamento social em uma comunidade, situada na avenida Rômulo Maiorana, bairro do Marco, município de Belém/Pará. O objetivo deste trabalho foi, através de eventos de educação ambiental com a participação de discentes da Universidade Federal Rural da Amazônia- Ufra, conscientizar e integrar a comunidade local, a fim de coibir o despejo irregular de resíduos sólidos em canteiros centrais da avenida, assim como inibir o uso indevido da área para estacionamento de veículos. Como resultado, verificou-se maior conscientização dessa comunidade sobre a importância da preservação das áreas verdes urbanas, o que foi constatado pela diminuição do despejo de resíduos sólidos. O empoderamento social foi analisado a partir do engajamento e participação dos cidadãos.
Abstract
This article presents a case study to analyze the environmental education actions’ repercussions and social empowerment in a community, on Rômulo Maiorana avenue, neighborhood of Marco, municipality of Belém/PA. This work aims to raise awareness and integrate the local community to curb irregular solid waste dumping in central beds of the avenue, as well as to inhibit misuse of the area for parking vehicles. The strategy is promoting Environmental Education events with the participation of students from the Rural Federal University of the Amazon. As a result, there was a greater awareness of the local community about the importance of preserving urban green areas, with the decrease of solid waste dumping. Social empowerment was analyzed from the engagement and participation of citizens
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.