Jornalismo como saber na Escola Outra: o uso pedagógico da notícia em sala de aula

Conteúdo do artigo principal

Ane Katerine Medina Néri
Roberto Marcos Gomes de Onófrio

Resumo

Esta pesquisa busca estudar as relações com o saber (CHARLOT, 2000) de professores dos anos iniciais do ensino fundamental, em escolas municipais paulistas, com os textos jornalísticos. Enfoca tanto o uso da notícia em atividades pedagógicas, quanto o próprio status do jornalismo como saber e conhecimento, em prol do aprender. O estudo de caso, realizado com 15 docentes, entre 2021 e 2022, mostrou o uso habitual de textos jornalísticos em sala e a sua aceitação por parte dos alunos, bem como o fato de serem selecionados por aspectos bem afeitos ao fazer pedagógico: clareza na apresentação de fatos e ideias, fácil entendimento, relevância de assuntos tratados e conexão com temas trabalhados em sala e com a realidade extratextual. Percebe-se que o jornalismo é considerado uma espécie de saber à disposição da relação ensino-aprendizagem e, por suas características peculiares, contribui para as relações de saber do aluno com o seu entorno.


Abstract


This research seeks to study the relationships with knowledge (CHARLOT, 2000) of Elementary School 1 teachers with journalistic texts in São Paulo municipal schools. It focuses on the use of news in pedagogical activities and on the status of journalism itself as knowledge, in favor of learning. The case study was carried out with 15 teachers, between 2021 and 2022. It showed the ordinary use of journalistic texts in the classroom and its acceptance by the students, as well as they are selected for aspects well used in pedagogical practice: clarity in the presentation of facts and ideas, easy understanding, relevance of subjects covered, and connection with themes worked in classroom and with extratextual reality. It is noticed that journalism is considered a kind of knowledge available to teaching-learning relationship and it contributes to the student's knowledge relationships with his surroundings due to its peculiar characteristics.

Detalhes do artigo

Como Citar
Medina Néri, A. K., & Gomes de Onófrio, R. M. (2023). Jornalismo como saber na Escola Outra: o uso pedagógico da notícia em sala de aula. Educação Online, 18(44), e18234406. https://doi.org/10.36556/eol.v18i44.1329
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ane Katerine Medina Néri, Centro Universitário Campo Limpo Paulista (Unifaccamp)

Titulação: mestre em comunicação e semiótica pela PUC/S

Função atual: jornalista da Prefeitura de Hortolândia/SP; repórter setorista da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia; professora do curso de ojrnalismo na Unifaccamp (Centro Universitário Campo Limpo Paulista)

Área de pesquisa: 

Roberto Marcos Gomes de Onófrio, Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Hortolândia

Titulação: bacharel, mestre e doutor em música pela Unicamp; pós-doutorado em educação pela UFSCar; graduado em pedagogia pela Facel e licenciado em artes visuais pela Famosp; pós-doutorando no DEd/UFSCar na linha de pesquisa sociedade e subjetividade.

Função atual: professor da educação básica da Prefeitura Municipal de Hortolândia; coordenador do curso de especialização “Da Escola Pública à Escola Outra: relações com o saber que afetam projetos de vida e de trabalho” em regime de cooperação entre a UFSCar e a Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal de Hortolândia-SP;  

Área de pesquisa: música, educação, tecnologia e relação com o saber

Artigos Semelhantes

<< < 35 36 37 38 39 40 41 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.