Aspectos interdisciplinares no estágio supervisionado com ênfase no ensino de matemática: revisão sistemática

Conteúdo do artigo principal

Karine Kévine da Rocha Sousa
Railane Bento Vieira Sabóia
Elcimar Simão Martins
Larissa Elfisia de Lima Santana
Marcilia Chagas Barreto

Resumo

Este trabalho teve como objetivo identificar, nas produções publicadas, os aspectos interdisciplinares do estágio supervisionado presentes nas experiências com o ensino de matemática na formação de professores. O caminho metodológico se configurou como uma revisão sistemática de abordagem qualitativa. A busca por produções científicas foi feita através do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, no decênio 2010-2020. Como resultado, percebeu-se que poucos são os trabalhos que evidenciam uma perspectiva interdisciplinar na associação entre essas duas categorias de estudo: o estágio supervisionado e o ensino de matemática. Constatou-se que a interdisciplinaridade na formação de professores ainda consiste em trabalhos de práticas individuais de docentes, além de evidenciar a necessidade de uma prática institucionalizada que esteja presente nos currículos dos cursos de licenciaturas.


Abstract


This work aimed to identify in the published productions the supervised internship interdisciplinary aspects in the experiences with mathematics teaching in teacher training. The methodological path was a qualitative approach systematic review. The search for scientific productions was made through the Periodical Portal of the Higher Education Personnel Improvement Coordination (Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) - Capes during the 2010-2020 decade. As a result, we noticed that there are few works that show an interdisciplinary perspective when we associate these two categories of study: the supervised internship and the mathematics teaching. It was found that Interdisciplinarity in teacher training also consists of works of individual teachers' practices, as well as highlighting the need for institutionalized practice present in the curricula of the undergraduate courses.

Detalhes do artigo

Como Citar
Kévine da Rocha Sousa, K., Bento Vieira Sabóia, R., Simão Martins, E., Elfisia de Lima Santana, L., & Chagas Barreto, M. (2023). Aspectos interdisciplinares no estágio supervisionado com ênfase no ensino de matemática: revisão sistemática. Educação Online, 18(43), e231808. https://doi.org/10.36556/eol.v18i43.1252
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Karine Kévine da Rocha Sousa, Universidade Estadual do Ceará - Uece

Titulação: mestre em educação pela Universidade Estadual do Ceará

Função atual: Professora Universitária na Uece

Área de Pesquisa: Formação de Professores

Railane Bento Vieira Sabóia, Universidade Estadual do Ceará - Uece

Titulação: mestre em educação pela Universidade Estadual do Ceará - Uece

Função atual: professora universitária

Área de Pesquisa: formação de professores

Elcimar Simão Martins, Universidade Estadual do Ceará

Titulação: doutor em educação pela Universidade Federal do Ceará e 

Função atual: professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará Uece

Área de Pesquisa: Formação de professores

Larissa Elfisia de Lima Santana, Universidade Estadual do Ceará

Titulação: doutora em psicologia cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Função atual: professora do curso de pedagogia da Faculdade de Educação de Itapipoca - Facedi/Uece

Área de Pesquisa: formação de professores

Marcilia Chagas Barreto, Universidade Estadual do Ceará

Titulação: doutora em educação brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFCE

Função atual: professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - Uece

Área de Pesquisa: formação de professores

Artigos Semelhantes

<< < 27 28 29 30 31 32 33 34 35 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.