A cultura lúdica dos alunos de uma “escola das águas” no Pantanal

Conteúdo do artigo principal

Rogério Zaim-de-Melo
Márcia Regina do Nascimento Sambugari

Resumo

Trata-se de uma pesquisa realizada com 33 crianças que moram no Pantanal sul-mato-grossense e estudam em uma das chamadas “Escolas das Águas”. O objetivo é analisar como é a sua cultura lúdica, mais precisamente, como elas aprendem os jogos e brincadeiras de que mais gostam. A pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizou: diário de campo, transcrições de episódios de brincadeira, desenhos realizados com as crianças e entrevistas. A análise dos dados se apoia no conceito de cultura lúdica, desenvolvido por Gilles Brougère (1998). Os resultados indicam que, independente do gênero e da idade, as crianças preferem brincadeiras e jogos realizados em grandes grupos, e que o aprendizado desses jogos acontece de três formas: vertical, as crianças aprendem com seus pais e/ou responsáveis; oblíqua, aprendem com os professores; e paralela, a aprendizagem acontece entre grupos coetâneos.


 


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Zaim-de-Melo, R. ., & do Nascimento Sambugari, M. R. (2020). A cultura lúdica dos alunos de uma “escola das águas” no Pantanal . Educação Online, 15(35), 100–116. https://doi.org/10.36556/eol.v15i35.741
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Rogério Zaim-de-Melo

Licenciado em educação física pela Unesp, Rio Claro (1997), Mestre em educação física pela USP (2003) e doutor em ciências humanas, educação pela PUC-Rio (2017). É docente do curso de educação física da Universidade Federal do Mato Grosso Sul (UFMS) - Câmpus do Pantanal, desde agosto de 2010. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Cultura Lúdica, Circo, Educação Física e Esporte (Cluciefe). Coordena o Grupo de Atividades Circenses Los Pantaneiros. Concentra suas pesquisas nas relações entre o circo e educação física, e a cultura lúdica e educação física.

Márcia Regina do Nascimento Sambugari, UFMS

Doutora em educação pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade (EHPS) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora associada da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmpus do Pantanal (CPAN), com atuação no curso de pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/CPAN). Líder do grupo de estudos e pesquisa sobre Formação e Práticas Docentes (Forprat).

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.