Sobre temposespaços e conhecimentos curriculares: indícios e narrativas de escolas inovadoras

Conteúdo do artigo principal

Luciana Pacheco Marques
Amanda Possato Itaborahy
http://orcid.org/0000-0002-4819-134X
Luka de Carvalho Gusmão
http://orcid.org/0000-0001-8006-9697
Camila Tassi Nascimento
http://orcid.org/0000-0003-4446-8046
Ana Beatriz de Lima Alvim
http://orcid.org/0000-0002-1063-0319

Resumo

Neste artigo, fizemos a leitura dos projetos político-pedagógicos de quatro escolas inovadoras, anotando os indícios dos usos que fazem dos tempos na construção curricular: Escola Amorim Lima/SP, Projeto Âncora/Cotia-SP, Escola Oga Mitá/RJ e Escola Internacional SACI/Juiz de Fora-MG. A Escola Amorim Lima tem como princípios o respeito e a confiança em cada um dos que habitam o tempoespaço escolar. O Projeto Âncora traz indícios de uma organização que se pergunta sobre sua história, seu passado, seu presente e seu futuro, que se entrelaçam na multiplicidade dos tempos. A Escola Oga Mitá procura inter-relacionar as temporalidades crhónos e aión. Na Escola Internacional SACI, além dos indícios do PPP, mergulhamos no cotidiano escolar das turmas Agrupadas II e III. Consideramos que essa escola vem equacionando diferentemente o tempo escolar, estabelecendo uma relação harmoniosa entre a cronologia do relógio e a criação.

Detalhes do artigo

Como Citar
Marques, L. P., Itaborahy, A. P., Gusmão, L. de C., Nascimento, C. T., & Alvim, A. B. de L. (2020). Sobre temposespaços e conhecimentos curriculares: indícios e narrativas de escolas inovadoras. Educação Online, 15(33), 68–91. https://doi.org/10.36556/eol.v15i33.611
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