“Porque eu gosto e principalmente funk, mas a professora não permite”: uma análise da percepção de alunos/as em relação a dança na educação física escolar

Conteúdo do artigo principal

Marcelo Victor da Rosa
Andrey Monteiro Borges
Iara Aparecida Rodrigues
Antônio Carlos do Nascimento Osório

Resumo

Foi realizado um estudo de cunho qualitativo, com objetivo de reconhecer a percepção de alunos/as em relação à dança nas aulas de educação física. As informações foram obtidas por meio de um questionário estruturado, com sete questões abertas e, posteriormente, respondidas por 28 alunos/as matriculados/as nos 8º e 9º anos de uma escola da rede pública do município de Camapuã, no estado de Mato Grosso do Sul. O aspecto mais relevante foi se há ou não a ministração desse conteúdo dentro de suas aulas de educação física, pois, embora o conteúdo esteja claramente relacionado à disciplina, ainda há certa rejeição e preconceito por grande parte do público pesquisado, já que muitos relatos revelam a associação da disciplina somente a esportes e atividades recreativas, não aceitando da dança como conteúdo da referida disciplina.

Detalhes do artigo

Como Citar
da Rosa, M. V., Borges, A. M., Rodrigues, I. A., & Osório, A. C. do N. (2020). “Porque eu gosto e principalmente funk, mas a professora não permite”: uma análise da percepção de alunos/as em relação a dança na educação física escolar. Educação Online, 15(33), 26–46. https://doi.org/10.36556/eol.v15i33.588
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marcelo Victor da Rosa, UFMS

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e Doutorado em Educação na Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2016). Atualmente é professor adjunto 3 e Coordenador dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Desempenhou o papel de tutor do PET Educação Física de fevereiro de 2010 a julho de 2014 e sou Diretor Artístico do Bailah: grupo coreográfico em dança de salão. Atualmente coordena os programas: PIBID e Residência Pedagógica do Curso de Educação Física. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, Dança, Ginástica, Gênero e Corpo, tendo como principal referência teórica Michel Foucault.

Andrey Monteiro Borges

Andrey Monteiro Borges é professor licenciado em Educação Física pela faculdade Unigran Capital de Campo Grande- MS (2012), mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2019), membro do Impróprias - Grupo de Pesquisa em gênero, sexualidade e diferenças (CNPq/UFMS). Foi tutor da Formação Integrando Saberes: iniciativas empreendedoras para o desenvolvimento da aprendizagem na educação profissional - modalidade EaD, também tem experiência na área de Educação, Organização de Eventos Esportivos e de Lazer.

Iara Aparecida Rodrigues

Licenciada em Educação Física na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no ano de 2019. Pesquisa principalmente a dança no contexto escolar.

Antônio Carlos do Nascimento Osório

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Professor Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, atuando no ensino de graduação e de pós-graduação mestrado e doutorado (PPGEdu) e mestrado (PPGPsi). Pesquisa nas temáticas educação e psicologia, pelas práticas sociais e culturais. Relações de poderes e saberes com vistas a constituição do Sujeito,no cuidado de si e nas relações institucionais.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.