O que acontece depois da formatura?
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetivamos neste trabalho identificar a contribuição da formação profissional na educação superior para a empregabilidade. Analisamos os textos das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e realizamos pesquisa com egressos de cursos de graduação de IES do sul do Brasil, identificando: perfil da atuação profissional e sugestões para a melhoria do curso. Confirmamos que há muitas incongruências entre o prescrito nos textos oficiais e os perfis de empregabilidade. Constatamos que o perfil prescrito pelas DCNs não se concretiza na totalidade, na medida em que se identificam baixas condições de empregabilidade e capacidade de análise crítica restrita. Concluímos que a formação de qualidade envolve as IES na adoção dos princípios de uma formação integral, com postura crítica e reflexiva diante do conhecimento e da vida profissional.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.