Ouvir e contar histórias: Jornada em busca de uma narrativa de inserção
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo apresenta o relato da experiência vivida com o projeto Arte e encanto: contos por todos os cantos. O projeto teve como objetivo a inserção de crianças do maternal ao quinto ano, moradoras de comunidades da cidade do Rio de Janeiro, à literatura. Na época de execução do projeto, estas comunidades eram consideradas violentas. Através das experiências de narrar e ouvir histórias, configurou-se um quadro em que o gosto pela arte literária pôde ser experienciado. O texto se ancora nos pensamentos de Walter Benjamin e permite interlocuções com alguns de seus estudiosos. Como considerações finais o estudo aponta que projetos de baixo custo podem ser funcionais, interferindo positivamente no despertar do gosto literário em crianças. Este fato abre espaço para futuras reflexões que tenham como preocupação a construção de ouvintes/leitores e de leitores/narradores.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.