Contribuições de uma associação estudantil internacional para a relação com o saber e para a interculturalidade, segundo seus intercambistas
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Resumo
Resumo
O presente artigo analisa a contribuição das programações ofertadas para o desenvolvimento de uma nova relação com o saber, segundo Bernard Charlot (2000), no sentido da interculturalidade, de acordo com avaliação dos membros de uma Organização do Terceiro Setor Internacional, com comitês locais no Brasil. O referencial teórico foi construído a partir das contribuições das autoras: Maria da Glória Gohn (2010), por caracterizar e aprofundar as reflexões sobre as suas articulações com a educação não formal e para a abordagem da interculturalidade, Vera Candau (2006, 2008 e 2011) e Maria Aneas (2005). O texto aponta a necessidade do reconhecimento, por parte da própria organização, da relevância pedagógica que permeia todas as suas ações, pois em âmbito local, nacional e global, potencializam em larga escala seus processos de liderança, de interculturalidade, desenvolvimento de competências e relação com o saber.
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