Formação de professores e os atuais dilemas da profissão docente: entre a desigualdade social e a reinvenção da profissão
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A entrevista explora a interface do campo da formação de professores com a didática, a partir da trajetória da pesquisadora entrevistada. Procura-se identificar os atuais dilemas da profissão docente em tempos de ampliação das desigualdades sociais e o contexto atual de isolamento social e fechamento das escolas. São debatidas as possibilidades de contribuições do campo da formação de professores e da didática para a reflexão sobre um processo de reinvenção da própria profissão docente. Os desafios da formação inicial de professores e da consolidação dos espaços institucionais formativos são também temas que perpassam as análises apresentadas pela entrevistada.
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista estão cientes de que todo o conteúdo desta revista é de acesso aberto, público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos, sob os termos da licença CC BY-NC 4.0 (CC Attribution-NonCommercial 4.0)