Implicações do ensino de língua portuguesa no domínio dos gêneros textuais
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho apresenta, descreve e sugere a aplicação de uma sequência didática elaborada com base nos gêneros contos de fadas e outros contos maravilhosos de língua inglesa para o ensino de língua portuguesa, contribuindo para o ensino e metodologia da língua materna. O processo para adotar essa prática ocorreu durante estudos da abordagem de gêneros e na aplicação de diversas sequências didáticas das diversas séries escolares na prática docente. Foram desenvolvidas atividades durante a sequência didática, dentro dos planos de ação, discursivo e linguístico-discursivo, de acordo com a proposta de Dolz (1993), Pasquier (1993) e Bronckart (1993). O trabalho com gêneros tem sido promissor, no que se refere ao uso da língua, a ponto de Dolz e Schnewly (2004) os denominarem como megainstrumento, além de favorecer a leitura de textos e maior habilidade na escrita. Acresça-se que essa técnica de ensino, além de outras vantagens e implicações, traz estreita correlação com as Diretrizes Curriculares Estaduais – PR (DCE).
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.