Formação de professores e os atuais dilemas da profissão docente: entre a desigualdade social e a reinvenção da profissão

Conteúdo do artigo principal

Silvana Soares de Araujo Mesquita
https://orcid.org/0000-0003-0352-2202
Giseli Barreto da Cruz
https://orcid.org/0000-0001-5581-427X

Resumo

A entrevista explora a interface do campo da formação de professores com a didática, a partir da trajetória da pesquisadora entrevistada. Procura-se identificar os atuais dilemas da profissão docente em tempos de ampliação das desigualdades sociais e o contexto atual de isolamento social e fechamento das escolas.  São debatidas as possibilidades de contribuições do campo da formação de professores e da didática para a reflexão sobre um processo de reinvenção da própria profissão docente. Os desafios da formação inicial de professores e da consolidação dos espaços institucionais formativos são também temas que perpassam as análises apresentadas pela entrevistada.

Detalhes do artigo

Como Citar
Mesquita, S. S. de A., & Barreto da Cruz, G. (2020). Formação de professores e os atuais dilemas da profissão docente: entre a desigualdade social e a reinvenção da profissão. Educação Online, 15(34), 1–17. https://doi.org/10.36556/eol.v15i34.804
Seção
Entrevistas
Biografia do Autor

Silvana Soares de Araujo Mesquita, PUC_RJ

 Doutora em Educação (PUC-RJ). Possui licenciatura em Ciências Biológicas pela UNIGRANRIO (1991) e Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009). Especialização lato sensu em Gestão Escolar (UFJF) e em Ensino de Ciências (UERJ).  Professora assistente e Coordenadora da Graduação em Pedagogia do Departamento de Educação da PUC-RJ, leciona as disciplinas na área de Didática, Currículo e Formação de Professores na graduação e Pós Graduação. Membro da rede de pesquisa da Cátedra UNESCO de Profissionalização docente. Coordena o Grupo de Pesquisa PROFEX na PUC-Rio de estudos sobre a Profissão, Formação e Exercício Docente. Desenvolve pesquisas sobre Didática, Trabalho e Profissionalização Docente, Políticas Curriculares, Juventude e ensino médio.   

Giseli Barreto da Cruz, UFRJ

Giseli Barreto da Cruz concluiu o Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 2008. Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1992), Especialização em Supervisão, Orientação e Administração Escolar pela Universidade Federal Fluminense (1996) e Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Realizou pós-doutorado com a Profª Drª Marli André na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011) com o apoio do CNPq (PDJ). É professora Associada da Faculdade de Educação da UFRJ, onde atua em docência, pesquisa e orientação nas áreas de Pedagogia, Didática e Formação de Professores na graduação e no programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFRJ). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (GEPED) e o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (LEPED). Coordenou o curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFRJ (2013-2015) e o PIBID/Pedagogia da UFRJ (2012-2018). Está a frente da Coordenação Geral do XX ENDIPE - Rio 2020: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Anteriormente atuou na educação básica exercendo as funções de docente e de pedagoga em redes públicas de ensino. Reúne significativa experiência na área de Educação, como professora e pedagoga. Tem se dedicado a pesquisas sobre Pedagogia, Didática e Formação de Professores.