Exame Nacional de Desempenho de Estudantes: mapeamento e tendências temáticas da produção científica brasileira (2004 -2010)

Conteúdo do artigo principal

Adolfo Ignacio Calderón
Adauto Marin Molck

Resumo

Este artigo se insere no campo das pesquisas sobre as avaliações em larga escala, focalizando o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Partindo do consenso no âmbito governamental a respeito da necessidade do aprimoramento dos programas de avaliação para o aperfeiçoamento das políticas educacionais, apresenta-se o mapeamento e as tendências temáticas da produção científica brasileira em torno do Enade, tendo como referência dissertações de mestrado e teses de doutorado produzidas de 2004 a 2010.

Detalhes do artigo

Como Citar
Calderón, A. I., & Molck, A. M. (2014). Exame Nacional de Desempenho de Estudantes: mapeamento e tendências temáticas da produção científica brasileira (2004 -2010). Educação Online, (15), 57–77. https://doi.org/10.36556/eol.vi15.55
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Adolfo Ignacio Calderón, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil), com Pós-Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (Portugal). Docente-pesquisador no Programa de Mestrado em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Líder do Grupo de Pesquisa em Gestão e Políticas em Educação, cadastrado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/Ministério da Ciência e Tecnologia (CNPq/MCT). Consultor e/ou assessor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/Ministério da Educação), da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular (FUNADESP), entre outras organizações.

Adauto Marin Molck, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Comunicador Social, Mestre em Educação e docente da Faculdade de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.