O pensamento geométrico de professores de matemática do ensino básico: um estudo sobre os quadriláteros notáveis

Conteúdo do artigo principal

André Pereira da Costa
Marcelo Câmara dos Santos

Resumo

Esta investigação analisou os níveis de pensamento geométrico de um grupo de 24 professores de matemática do ensino básico do Alto Sertão da Paraíba, a partir de um teste sobre o conceito de quadriláteros notáveis. Optamos, como sustentação teórica, pela Teoria de Van-Hiele para o desenvolvimento do pensamento geométrico. Os dados produzidos na pesquisa mostram que a maioria dos professores participantes do estudo se encontrava no primeiro nível de pensamento geométrico da teoria de Van-Hiele, caracterizado pelo reconhecimento das figuras geométricas a partir de suas aparências físicas. Assim, parece que o conhecimento desses professores sobre os quadriláteros notáveis é bastante frágil, o que pode dificultar o seu trabalho em sala de aula.

 

Detalhes do artigo

Como Citar
Costa, A. P. da, & Santos, M. C. dos. (2016). O pensamento geométrico de professores de matemática do ensino básico: um estudo sobre os quadriláteros notáveis. Educação Online, (22), 108–126. https://doi.org/10.36556/eol.v0i22.253
Seção
Artigos
Biografia do Autor

André Pereira da Costa, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui Graduação em Tecnologia em Automação Industrial (2013) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Matemática (2013) - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Especialização em Educação Matemática (2014) - Faculdades Integradas de Patos (FIP), Especialização em Língua Brasileira de Sinais (2014) - Faculdade Internacional do Deita (FID), Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (2014) - Faculdades Integradas de Patos (FIP), Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica (2016) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). No período de 2006 a 2010, lecionou nos anos iniciais do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no município de Cachoeira dos Índios, Paraíba. Produziu 62 trabalhos acadêmicos, dos quais, 42 são artigos publicados em anais de eventos acadêmicos e em periódicos científicos. É o autor dos projetos de criação dos símbolos municipais de Cachoeira dos Índios (PB). Atualmente, realiza pesquisas na área de Educação Matemática, com ênfase em Ensino e Aprendizagem de Geometria, investigando a Teoria de Van-Hiele para o desenvolvimento do pensamento geométrico, sob orientação do Professor Doutor Marcelo Câmara dos Santos. Temas de interesse: Educação Matemática, Geometria, Van-Hiele, Grandezas e Medidas, Praxeologia Matemática, Educação Matemática Inclusiva, Tecnologias na Educação e Avaliação da Aprendizagem.

Marcelo Câmara dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Possui Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Católica de Pernambuco (1982), Mestrado em Didactique Des Disciplines Scientifiques - Université Claude Bernard- Lyon I (1992) e Doutorado em Sciences de Leducation - Université de Paris X, Nanterre (1995), com Pós-Doutorado pelo Institut Universitaire de Formation de Maîtres de Rennes (2001) e Pós-Doutorado Sênior pela Université Laval (2010). Atualmente é professor aposentado do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco, colaborador do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da UFJF, Assessor da Secretaria de Educação de Pernambuco e Especialista do Ministério da Educação. Atua no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE, no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da UFRPE e no Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação, da UFJF. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Ensino de Matemática, formação de professores, avaliação e sequências didáticas.