Percepções de alunos de pós-graduação stricto sensu acerca do multiletramento

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Eliza Adriana Sheuer Nantes
Antonio Lemes Guerra Junior
Juliana Fogaça Sanches Simm
Ednéia de Cássia Santos Pinho

Resumo

Este trabalho sintetiza os dados de uma pesquisa qualitativa-interpretativa, por meio da qual se buscou identificar as percepções de alunos de pós-graduação stricto sensu acerca do “multiletramento” e seus possíveis impactos no ensino. Após análise de suas afirmações, coletadas por meio de questionário, constatou-se que, oriundos de múltiplas áreas de conhecimento, esses alunos atrelam o conceito tanto à multiplicidade de linguagens quanto a um novo contexto de ensino-aprendizagem, em que novas práticas pedagógicas são exigidas. Isso evidencia o modo como interagem com acepções teóricas, imprescindíveis para o desenvolvimento de suas pesquisas, balizadas pela proposta do programa de pós-graduação que integram.

Detalhes do artigo

Como Citar
Nantes, E. A. S., Junior, A. L. G., Simm, J. F. S., & Pinho, E. de C. S. (2015). Percepções de alunos de pós-graduação stricto sensu acerca do multiletramento. Educação Online, (19), 45–67. https://doi.org/10.36556/eol.v0i19.178
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Eliza Adriana Sheuer Nantes, Unopar - Universidade Norte do Paraná

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (1996) e mestrado em Estudos da Linguagem pela mesma Universidade (2004). É doutora em Estudos da Linguagem (UEL-PPGEL) e professora da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Atua com os temas: fundamentos do ensino de língua portuguesa, produção de textos e análise linguística (via gêneros discursivos). Participa do Grupo de Pesquisa FELIP-Formação e Ensino em Língua Portuguesa, UEL-CNPq e do Grupo de Pesquisa Linguagem em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (prática de análise linguística), UNOPAR-CNPq.

Antonio Lemes Guerra Junior, Unopar - Universidade Norte do Paraná

Doutor em Estudos da Linguagem (2015), Mestre em Estudos da Linguagem (2011) e Graduado em Letras Anglo-portuguesas (2008), pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente, é Professor Titular (nível I) na Unopar. Desenvolve estudos acerca dos processos de marginalização da publicidade, com ênfase na efetividade argumentativa de manifestações publicitárias que circulam à margem das grandes mídias. Além disso, tem interesse nas relações entre ensino, linguagem e tecnologia.

Juliana Fogaça Sanches Simm, Unopar - Universidade Norte do Paraná

Possui graduação em Letras - Habilitação Português/Inglês pela Universidade Estadual de Londrina (2002), especialização em Língua Portuguesa e mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Doutoranda em Estudos da Linguagem pela UEL. Atualmente é professora titular da Universidade Norte do Paraná. Tem experiência na área de Letras.

Ednéia de Cássia Santos Pinho, Unopar - Universidade Norte do Paraná

Atualmente, é aluna regular do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, em nível de Doutorado, na Universidade Estadual de Londrina. É Mestre em Estudos da Linguagem (2011) e cursou a graduação em Letras Português-Espanhol (2006), ambos pela mesma instituição. Especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras (2008) e em Língua Portuguesa (2009). É professora de Língua Portuguesa na rede particular de ensino.