A avaliação de aprendizagem na educação a distância: punição ou aprendizagem significativa?

Conteúdo do artigo principal

Vilma Gomes Campos
Juliano Schimiguel
Laura Marisa Calejon

Resumo

O trabalho apresentado trata de avaliação considerada não como punição, abuso de poder do tutor, e sim como uma ferramenta de aprendizagem na educação a distância. Para que haja uma boa avaliação, é necessária a intermediação do tutor que tem o papel de mediador, facilitador e motivador do processo de aprendizagem. A interação do tutor e aluno se dá em ambientes virtuais com ferramentas divididas em síncronas e assíncronas. Como não há o olho no olho, o tutor deverá fazer essa interação virtual, e o aluno deve sentir que não está solitário (sozinho), e sim solidário.

Detalhes do artigo

Como Citar
Campos, V. G., Schimiguel, J., & Calejon, L. M. (2015). A avaliação de aprendizagem na educação a distância: punição ou aprendizagem significativa?. Educação Online, (19), 202–215. https://doi.org/10.36556/eol.v0i19.175
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Vilma Gomes Campos, Universidade Cruzeiro do Sul

Professora Especialista em Docência Superior e Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática. Tutora do curso Pedagogia na UNiCID.

Juliano Schimiguel, Universidade Cruzeiro do Sul

Professor Doutor em Ciências da Computação pela Unicamp, Professor  Permanente do Programa de Doutorado/Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo, SP), Professor da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e do Centro Universitário Anchieta - UNIANCHIETA (Jundiaí, SP)

Laura Marisa Calejon, Universidade Cruzeiro do Sul

Professor Doutora emPsicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Usp (1996). Atualmente é professor titular da Universidade Cruzeiro do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, ensino universitário, avaliação psicológica, enfoque histórico-cultural , avaliação educacional, formação de professores, relações familia escola, diagnóstico e intervenção em problemas de aprendizagem.