Avaliação de ambiente virtual de aprendizagem em cursos de educação física

Conteúdo do artigo principal

Cláudio Delunardo Severino
Ivanete da Rosa Silva de Oliveira
Silvio Henrique Vilela

Resumo

Mesmo antes das adversidades causadas pela pandemia da Covid-19, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) já era visto como uma possibilidade de recurso educacional diante do incremento de procedimentos pedagógicos e no aperfeiçoamento da interação entre docentes e alunos. Assim, notou-se, por parte das instituições, a necessidade de apresentar soluções inovadoras que atendessem às demandas de ordem pedagógica, por meio de mecanismos que estivessem em consonância com os anseios de um público cada vez mais “digital”.  O objetivo do estudo é avaliar o desenvolvimento de atividades pedagógicas no AVA, em cursos de educação física. Para isso, a metodologia empregada está vinculada a uma pesquisa quantitativa descritiva, com o intuito de desenvolver condições para realizar avaliações críticas. A partir dos resultados obtidos, observou-se que o desenvolvimento das atividades no AVA vem alcançando êxito quanto ao processo de formação acadêmica, consolidando, portanto, mais um cenário de aprendizagem para a educação física. 

Detalhes do artigo

Como Citar
Delunardo Severino, C., da Rosa Silva de Oliveira, I. ., & Henrique Vilela, S. (2021). Avaliação de ambiente virtual de aprendizagem em cursos de educação física. Educação Online, 16(38), 393–410. https://doi.org/10.36556/eol.v16i38.951
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Cláudio Delunardo Severino, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, Mestre em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente, Pós_graduado em Docência para o Ensino Superior e Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física.

Atuação atual:

Área de pesquisa:

Ivanete da Rosa Silva de Oliveira, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Doutora em educação na área de concentração de Políticas Públicas (Uerj). Mestre em Educação Física na área de concentração de subjetividades e atividade física (UGF). Pós-graduada em Gerontologia (UniFOA), em Docência Superior (UGF), em Psicopedagogia Inclusiva (UGF), em Orientação, Supervisão e Administração Escolar (UniRedentor). Licenciada em Pedagogia (UNIRIO), Licenciada e Bacharel em Educação Física (UniFOA).

atuação atual

área de pesquisa

Silvio Henrique Vilela, UniFOA

Doutor em educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Mestre em história pela Universidade Severino Sombra (USS), Graduado em pedagogia pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel (Ferp) e Graduado em educação física pela Escola de Educação Física de Volta Redonda (Eefvr).

atuação atual

área de pesquisa