O Diretor da Escola e o Projeto de Intervenção: dados do contexto português

Conteúdo do artigo principal

Jorge Adelino Costa

Resumo

A partir de 2008, as escolas públicas portuguesas passaram a ter como órgão de gestão um Diretor. A candidatura a este cargo exige a apresentação de um “projeto de intervenção na escola”, que deverá constituir um instrumento ao serviço da ação estratégica do diretor. O presente estudo pretende analisar o tipo de utilização que o diretor atribui a este projeto e de que modo é divulgado no contexto escolar. Para o efeito, recorreu-se à aplicação de um inquérito por questionário a 93 diretores. Como principais conclusões, identificam-se a frágil divulgação do documento na escola e a sua pouca utilização por parte do diretor, o que parece apontar para mais um processo de formalismo técnico-burocrático, entre outros com que nos deparamos nas organizações educativas, evidenciando desconexão em discursos, intenções e ações.

Detalhes do artigo

Como Citar
Costa, J. A. (2014). O Diretor da Escola e o Projeto de Intervenção: dados do contexto português. Educação Online, (15), 1–13. https://doi.org/10.36556/eol.vi15.66
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Jorge Adelino Costa, Universidade de Aveiro - Portugal

Jorge Adelino Costa é Professor Catedrático do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro, com doutoramento e agregação em Ciências da Educação. Atualmente é docente da área da Administração Educacional, coordenando e desenvolvendo projetos de investigação nos domínios da Liderança e Gestão Escolar, Análise Organizacional da Escola, Avaliação de Organizações Educativas e Metodologia de Projetos. Desempenhou cargos de direção e gestão no ensino secundário e universitário (Diretor de Departamento, Diretor de cursos de mestrado e de doutoramento) e, no Ministério da Educação, foi, ainda, Presidente do Conselho Científico para a Avaliação de Professores.