A interculturalidade na formação do pedagogo brasileiro: território de arte & cultura

Conteúdo do artigo principal

Francione Oliveira Carvalho
Mirian Celeste Martins

Resumo

No Brasil, além dos cursos de licenciatura em arte, o curso de pedagogia também é responsável pela formação de professores que atuam no ensino de arte no primeiro ciclo do ensino fundamental. Pensando nessa e em outras questões, profissionais que atuam na docência da disciplina de arte nos cursos de pedagogia, em diversos estados brasileiros, criaram o Grupo de Pesquisa Arte na Pedagogia. Neste artigo, problematizamos a presença da interculturalidade na formação do pedagogo. O território de Arte & Cultura (MARTINS e PICOSQUE, 2010), ao dialogar com a interdisciplinaridade e a mediação cultural, nos ajuda a ampliar a discussão sobre a importância das artes e da cultura na formação do pedagogo que atuará no ensino da arte.

Detalhes do artigo

Como Citar
Carvalho, F. O., & Martins, M. C. (2014). A interculturalidade na formação do pedagogo brasileiro: território de arte & cultura. Educação Online, (15), 145–157. https://doi.org/10.36556/eol.vi15.56
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Francione Oliveira Carvalho, Diversitas - Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos/USP. Centro Universitário Estácio Radial.

Pós-Doutorando no Diversitas/USP, Doutor e Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. Membro dos Grupos de Pesquisa: Arte na Pedagogia e Mediação Cultural: contaminações e provocações estéticas. Docente na Licenciatura em Pedagogia e História do Centro Universitário Estácio Radial, onde lidera o Grupo de Pesquisa Interculturalidade na educação: identidade, etnia e gênero

Mirian Celeste Martins, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professora Doutora da Universidade Presbiteriana Mackenzie na pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura, onde coordena grupo de pesquisa sobre Mediação Cultural e Arte na Pedagogia. Foi professora do Instituto de Artes/UNESP, da Faculdade Santa Marcelina e do Espaço Pedagógico, além de coordenar ações educativas em instituições culturais, publicar livros, artigos e criar materiais educativos.