Espaços não escolares: performance de instituições culturais na educação

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Andrea Vicente Toledo Abreu
Elaine Aparecida Queiroz Vidal
Sonia Guimarães Machado

Resumo

A arte e a educação necessitam ser colocadas nas pautas dos debates acadêmicos, e investigações sobre atividades que as contemplem podem contribuir com seu crescimento e amadurecimento. Este artigo foi construído por meio de abordagem comparativa entre duas instituições, que desenvolvem projetos trabalhando com a arte e a educação. Para isso, utilizou-se uma pesquisa de mestrado e outras duas de iniciação científica. Os resultados assinalaram pontos importantes, como a significativa atuação desses espaços não escolares para a educação e a boa aceitação da arte pela comunidade escolar, mas apontaram também problemas relacionados a mudanças de gestão, falta de capacitação dos profissionais envolvidos e redução de verbas.

 

Detalhes do artigo

Como Citar
Abreu, A. V. T., Vidal, E. A. Q., & Machado, S. G. (2016). Espaços não escolares: performance de instituições culturais na educação. Educação Online, (21), 1–15. https://doi.org/10.36556/eol.v0i21.245
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Andrea Vicente Toledo Abreu, PUC-RIO Universidade do Estado de Minas Gerais-Unidade Leopoldina

Doutoranda em Educação pela PUC do Rio de Janeiro. Mestre em Ciências Sociais pela UFJF. Especialista em Informática na Educação pela UFLA e em Estudos Literários pela UFJF. Graduada em Letras. Professora e pesquisadora na Universidade do Estado de Minas Gerais/UEMG . Atua como Agente de Suporte Acadêmico no Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública no CAED/UFJF. Já implantou e coordenou projetos de inclusão digital para a terceira idade e para portadores de necessidades especiais, de formação de professores para o uso das tecnologias na educação, audiovisual e de incentivo à leitura, à escrita e às artes no Instituto Francisca de Souza Peixoto, Cataguases, MG