Resolução de Problemas Combinatórios a Partir de Material Manipulativo e de Lápis e Papel: intervenções no 5º ano do Ensino Fundamental

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Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa
Laís Thalita Bezerra dos Santos

Resumo

O presente estudo teve como principal objetivo verificar a influência do material manipulativo na compreensão combinatória e comparar o desempenho dos alunos na resolução de problemas combinatórios, com o uso de material manipulativo ou do lápis e papel. Foram pesquisados alunos de duas turmas de 5º ano do ensino fundamental, que resolveram um pré-teste e um pós-teste, intercalados por duas sessões de intervenção, nas quais um dos grupos utilizou fichas como material manipulativo para apoiar as resoluções, e o outro grupo utilizou apenas lápis e papel. Os resultados apontam que o grupo que utilizou apenas o lápis e papel obteve melhores resultados do que o que utilizou o material manipulativo. Independentemente do recurso utilizado, o importante é que os alunos compreendam os invariantes dos problemas combinatórios e utilizem estratégias válidas de resolução, aprimoradas ao longo da aprendizagem.

 

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Como Citar
Pessoa, C. A. dos S., & Bezerra dos Santos, L. T. (2015). Resolução de Problemas Combinatórios a Partir de Material Manipulativo e de Lápis e Papel: intervenções no 5º ano do Ensino Fundamental. Educação Online, (18), 1–26. https://doi.org/10.36556/eol.v0i18.149
Seção
Artigos