Ferramentas tecnológicas como organizadores prévios no ensino da matemática

Conteúdo do artigo principal

Josiane Silva dos Reis

Resumo

O propósito deste trabalho é analisar como a utilização de vídeos, em aulas de matemática, pode ser trabalhada como organizador prévio, conforme preconiza a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Nesse sentido, aborda a possibilidade do uso dessa ferramenta como recurso didático importante no ambiente escolar, que pode favorecer a ampliação, facilitação e aquisição de novos conhecimentos, além da motivação ocasionada pelo dinamismo e praticidade desse recurso. Esta análise foi apresentada como trabalho final da disciplina Novas Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação Matemática, do Curso de Especialização em Didática da Matemática.

Palavras-chave: Ferramentas tecnológicas, Aprendizagem significativa, Organizadores prévios, Ensino e aprendizagem, Aprendizagem Matemática

Detalhes do artigo

Como Citar
dos Reis, J. S. (2015). Ferramentas tecnológicas como organizadores prévios no ensino da matemática. Educação Online, (20), 137–145. https://doi.org/10.36556/eol.v0i20.122
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Josiane Silva dos Reis, Universidade Federal do Pará

Licenciada plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Didática da Matemática pela Universidade Federal do Pará. Mestranda no Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará.