Traços biográficos e militância anarquista em uma ocupação em Belo Horizonte: cultura, arte e educação

Conteúdo do artigo principal

Gilbert Daniel da Silva
Sandra Pereira Tosta

Resumo

Neste artigo, o propósito é dialogar com traços biográficos da vida de Bak, um jovem militante político que teve participação decisiva numa Ocupação Cultural, fundada em 2013, na cidade de Belo Horizonte- MG, Brasil. Foi um dos personagens centrais da mobilização em torno da criação do Pré-Enem, cursinho preparatório para o exame nacional de ensino médio para ingresso no ensino superior, voltado para jovens pobres da periferia da cidade. Procurou-se compreender, por meio de etnografias, as vivências de Bak que delineiam sua biografia e ajudam a traçar, problematizar e entender as origens de um espaço de cultura e arte, no qual variadas expressões ganharam forma e visibilidade numa agenda composta por diversas oficinas. Além disso, os modos como as culturas na Ocupação e no curso expressam e colocam em relevo a arte e as aprendizagens no espaço educativo não escolar.

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, G. D. da, & Pereira Tosta, S. . (2021). Traços biográficos e militância anarquista em uma ocupação em Belo Horizonte: cultura, arte e educação. Educação Online, 16(38), 183–203. https://doi.org/10.36556/eol.v16i38.1085
Seção
Antropologia e Educação
Biografia do Autor

Gilbert Daniel da Silva, Prefeitura de Belo Horizonte

Titulação: Doutor em Educação pela PUC-Minas Função atual: Professor da rede municipal de Belo Horizonte. Área de pesquisa: Antropologia urbana, arte e educação, cursinhos populares, educação libertária e educação popular.  

Sandra Pereira Tosta, Universidade Federal de Ouro Preto Ufop

Titulação: Doutora em Antropologia Social pela USP Função atual: Professora Visitante na UFOP Área de pesquisa: antropologia urbana, educação e culturas, mídia e sociabilidades contemporâneas, violência e escola.