Experimentar o mundo a partir do corpo: estética como uma dimensão da cognição humana

Conteúdo do artigo principal

Camila De Paoli Leporace
https://orcid.org/0000-0001-8293-949X
Vitória Cardoso Gondin da Fonseca

Resumo

A partir das teses da cognição corporificada e enativa, que têm raízes na fenomenologia e no pragmatismo norte-americano de John Dewey, este ensaio filosófico promove um resgate da estética como uma dimensão de toda experiência humana. A argumentação se fundamenta, essencialmente, em três aspectos: a centralidade do corpo para os processos cognitivos, o conceito de sense-making e a relação entre cognição e emoções. Com seu corpo vivo e vivido, o ser experimenta o mundo; o processo de atribuir sentido e significado é perspectivado como um processo em que o ser cognoscente se deixa afetar pelo meio em que vive, de uma maneira tal, que o meio é essencial para a atividade desse ser.

Detalhes do artigo

Como Citar
Leporace, C. D. P., & Gondin da Fonseca, V. C. (2021). Experimentar o mundo a partir do corpo: estética como uma dimensão da cognição humana. Educação Online, 16(38), 227–244. https://doi.org/10.36556/eol.v16i38.1053
Seção
Antropologia e Educação
Biografia do Autor

Camila De Paoli Leporace, PUC-Rio

 

Mestre em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela mesma instituição.

Doutoranda em educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Área de pesquisa: cognição, filosofia e tecnologias na educação. 

Vitória Cardoso Gondin da Fonseca

  Mestre em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), é graduada em Biologia (Licenciatura) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) com período de dois semestres na The Australian National University (ANU/Austrália).   Pesquisadora na área de enativismo em educação ambiental e professora de ciências/biologia.