O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Caro/a autor/a, Educação Online publica, prioritariamente, artigos que apresentem resultados de pesquisas empíricas sobre relações de ensino-aprendizagem, em diferentes níveis de ensino e em temas relacionados a educação. Publica também resultados de estudos teóricos, ensaios, entrevistas e resenhas de livros (com data de publicação não superior a dezoito meses da data de submissão).


Espera-se receber textos inéditos, que demonstrem rigor teórico- conceitual na execução do estudo e na apresentação dos resultados. Formatação segundo as normas ABNT para publicações científicas. Não há taxas para submissão e publicação de artigos.


Os textos poderão ser apresentados em português, inglês ou espanhol. Educação Online se reserva o direito de publicá-los na língua original.


Ao submeter o texto, a/o(s) autor(a/es) concordam com as normas da revista e cede(m) automaticamente seus direitos para eventual publicação do artigo. O conteúdo da revista é de livre acesso. 


Os artigos, ensaios e entrevistas devem ter entre 15 e 25 laudas, incluindo as referências, notas e tabelas, não ultrapassando 55 mil caracteres.


Resenhas devem ter entre 06 a 08 laudas, com até 15 mil caracteres.


Recomenda-se a utilização de editores de texto com fonte Arial 12, entrelinha 1,5.


Os textos devem seguir as nomas da ABNT para configuração de apresentação, formatação e citações. O título deve estar centralizado, em fonte Arial 14, negritado. Para assegurar o anonimato no processo de avaliação, os textos não devem apresentar autoria e não devem ser inseridas citações a trabalhos anteriores do/a(s) autores/as. Casa haja necessidade de fazer referencia a publicações anteriores dos mesmos, substituir, na referência entre parênteses, autor e data pela expressão referência excluída para preservar anonimato. Caso o texto seja aprovado, o/a(s) autor/a/es serão autorizados a inserir a referência devida na versão para publicação. Educação Online aplica dupla avaliação cega entre pares.


Todos os textos deverão ser acompanhados de título, resumo e palavras-chave na língua em que for redigido e em duas línguas estrangeiras (inglês e espanhol). Artigos escritos em inglês ou espanhol deverão apresentar título, resumo e palavras-chave na língua em que foi redigido e, obrigatoriamente, também em português. O resumo deve apresentar, no máximo, 10 linhas, justificado, palavras-chave (máximo de 5), espaçamento simples e em fonte Arial 12. Resumos e palavras-chave, além de integrarem os textos, deverão ser inseridos nos metadados da revista, no momento da submissão do texto.


Ao enviar os textos, o(a) primeiro/a autor/a deverá informar: título do artigo, nome completo, filiação institucional, titulação máxima, uma breve descrição biográfica (máximo: 5 linhas). Para textos com mais de um autor, todos os co-autores deverão, obrigatoriamente, se cadastrar como usuários da revista, antes da submissão do texto, apresentando as referidas informações. Ao preencher o formulário de cadastro, não esquecer de marcar AUTOR ao final do mesmo. 


Sobre as citações, pede-se que sejam feitas em consonância com as atuais Normas Técnicas da ABNT.


Os seguintes itens devem ser observados na elaboração dos textos:



  • As citações textuais longas (mais de 3 linhas) devem estar em destaque, sem itálico e sem aspas, compondo um parágrafo independente, com recuo de 4cm, espaçamento simples, seguidas da referência. As citações com até 3 linhas devem aparecer no corpo do texto entre aspas, seguidas da referência.



  • O itálico pode ser usado para palavras estrangeiras, neologismos e títulos de obras e publicações.

  • Recomenda-se o uso de aspas simples para palavras com emprego não convencional e para indicar citação dentro de outra citação.

  • As notas de rodapé devem ser explicativas, numeradas e usadas para esclarecimentos. Não devem ser usadas para referências. Deve-se restringir sua utilização e evitar notas longas.

  • Para as citações no corpo do texto e as citações destacadas, utilize-se o sistema autor-data, ex: (SARDENBERG, 2004, p. 50). Para os casos em que se fazem paráfrases, utilize-se o sistema autor-data. Ex: (SARDENBERG, 2004).


Sobre as REFERÊNCIAS:



  • Aos diferentes títulos de um mesmo autor, publicados no mesmo ano, adiciona-se uma letra depois da data. Ex: (COSTA, 2000a; COSTA, 2000b).

  • A lista de referências completas deve ser apresentada ao final do texto, obedecendo aos seguintes critérios:


Livro:


SOBRENOME DO/A AUTOR /A DA OBRA, Inicial(is) do(s) Prenome(s). Título da obra: subtítulo. Número da edição. Local de Publicação: Editora, ano de publicação.


 Artigo:


SOBRENOME, Inicial(is) do(s) Prenome(s). Título do artigo. Título do periódico, local de publicação, volume do periódico, número do fascículo, página inicial-página final, mês(es). Ano. 


Dissertações, teses, monografias: dissertações, teses, monografias:


 SOBRENOME, Inicial(is) do(s) Prenome(s). Título: subtítulo (se houver). Dissertação (tese ou monografia). (Nome do Programa) Departamento, Universidade, local, ano. Número de páginas.


 Capítulo de livro:


 SOBRENOME, Inicial(is) do(s) Prenome(s). Título do capítulo. In: SOBRENOME, Inicial(is) do(s) Prenome(s) (Org). Título do livro. Local de publicação: editora, data. página inicial-página final.


 Documentos capturados via World Wide Web:


 SOBRENOME, Inicial(is) do(s) Prenome(s). Título da obra [online] Disponível em: http://www... Acesso em: (informar data).


 Os casos não explicitados aqui devem seguir as recomendações da ABNT.


Ilustrações, fotos e gravuras devem ser enviadas nos formatos jpg, acompanhadas da autorização de direitos de reprodução e as referências necessárias.