O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaçamento 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.

Caro/a autor/a, Educação Online publica, prioritariamente, artigos que apresentem resultados de pesquisas empíricas desenvolvidas na área de educação, em especial sobre relações de ensino-aprendizagem, em diferentes níveis de ensino. Publica também resultados de estudos teóricos, ensaios, entrevistas e resenhas de livros (com data de publicação não superior a dezoito meses da data de submissão). 

O texto deve ser obrigatoriamente inédito. Não será aceito como inédito texto que seja tradução em outra língua de artigo já publicado em periódico ou em e-book. Devem ser adotadas as Normas da ABNT para configuração de apresentação, formatação e citações. O texto pode ser apresentado em português, inglês, espanhol ou francês.

Todos os textos deverão ser acompanhados de título, resumo e palavras-chave na língua em que for redigido e em duas outras línguas. Artigos escritos em inglês, espanhol ou francês deverão apresentar título, resumo e palavras-chave necessariamente em português. O resumo deve apresentar, no máximo, 12 linhas, justificado, espaçamento simples e em fonte Arial 12. Máximo de 5 palavras-chave. Resumos e palavras-chave, além de integrarem os textos, deverão ser inseridos nos metadados da revista, no momento da submissão do texto.

 Texto em Fonte Arial 12, entrelinhas 1,5. Título centralizado, fonte Arial 14, negritado.

Ao submeter o texto, a/o(s) autor(a/es) concordam com as normas da revista. O conteúdo da revista é de livre acesso. Não há taxas para submissão e publicação para autores.

Artigos, ensaios e entrevistas devem ter entre 15 e 20 laudas, incluindo as referências, notas e tabelas, não devendo ultrapassar 32 mil caracteres sem espaços.

Resenhas devem ter entre 06 e 08 laudas, com até 10 mil caracteres sem espaços.

Os textos não podem apresentar autoria e não devem ser inseridas citações a trabalhos anteriores do/a(s) autores/as. Caso haja necessidade de fazer referencia a publicações anteriores dos mesmos, substituir a referência entre parênteses (autor e data) pela expressão referência excluída para preservar anonimato. Caso o texto seja aprovado, o/a(s) autor/a/es serão autorizados a inserir a referência devida na versão para publicação. Educação Online aplica avaliação duplo-cega por pares.

Ao submeter o texto, o(a) primeiro/a autor/a deverá informar: título do artigo, nome completo, filiação institucional, titulação máxima, ORCID, link para o currículo lattes e inserir todos o(s) co-autor(es). É indispensável que ao menos um dos autores seja Doutor. Todos os co-autores deverão, obrigatoriamente, se cadastrar como usuários da revista, antes da submissão do texto, apresentando as referidas informações. Ao preencher o formulário de cadastro, não esquecer de marcar AUTOR ao final do mesmo. 

As citações devem ser feitas em consonância com as atuais Normas Técnicas da ABNT.

Os seguintes itens devem ser observados:

  • As citações textuais longas (mais de 3 linhas) devem estar em destaque, sem itálico e sem aspas, compondo um parágrafo independente, com recuo de 4cm, espaçamento simples, seguidas da referência. As citações com até 3 linhas devem aparecer no corpo do texto entre aspas, seguidas da referência.
  • O itálico pode ser usado para palavras estrangeiras, neologismos e títulos de obras e publicações.
  • Recomenda-se o uso de aspas simples para palavras com emprego não convencional e para indicar citação dentro de outra citação.
  • As notas de rodapé devem ser explicativas, numeradas e usadas para esclarecimentos. Não devem ser usadas para referências. Deve-se restringir sua utilização e evitar notas longas.
  • Para as citações no corpo do texto e as citações destacadas, utilize-se o sistema autor-data, ex: (SARDENBERG, 2004, p. 50). Para os casos em que se fazem paráfrases, utilize-se o sistema autor-data. Ex: (SARDENBERG, 2004).

Sobre as REFERÊNCIAS:

  • Aos diferentes títulos de um mesmo autor, publicados no mesmo ano, adiciona-se uma letra depois da data. Ex: (COSTA, 2000a; COSTA, 2000b).
  • A lista de referências completas deve ser apresentada ao final do texto, obedecendo aos seguintes critérios:

Livro:

SOBRENOME DO/A AUTOR /A DA OBRA, Inicial(is) do(s) Prenome(s). Título da obra: subtítulo. Número da edição. Local de Publicação: Editora, ano de publicação.

 Artigo:

SOBRENOME, Inicial(is) do(s) Prenome(s). Título do artigo. Título do periódico, local de publicação, volume do periódico, número do fascículo, página inicial-página final, mês(es). Ano. 

Dissertações, teses, monografias: dissertações, teses, monografias:

 SOBRENOME, Inicial(is) do(s) Prenome(s). Título: subtítulo (se houver). Dissertação (tese ou monografia). (Nome do Programa) Departamento, Universidade, local, ano. Número de páginas.

 Capítulo de livro:

 SOBRENOME, Inicial(is) do(s) Prenome(s). Título do capítulo. In: SOBRENOME, Inicial(is) do(s) Prenome(s) (Org). Título do livro. Local de publicação: editora, data. página inicial-página final.

 Documentos capturados via World Wide Web:

 SOBRENOME, Inicial(is) do(s) Prenome(s). Título da obra [online] Disponível em: http://www... Acesso em: (informar data).

Ilustrações, fotos e gravuras devem ser enviadas nos formatos jpg, acompanhadas da autorização de direitos de reprodução e as referências necessárias.