De pinho em pinho: educação financeira de alunos do 9º ano do ensino fundamental

Conteúdo do artigo principal

Érika Deolinda Cardoso Torres Vidigal
Roselene Alves Amâncio

Resumo

Este artigo objetiva analisar as contribuições de um projeto de educação financeira desenvolvido com alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Belo Horizonte. O trabalho foi desenvolvido pelos professores de arte, língua portuguesa e matemática e contou com a colaboração de outros professores e funcionários da escola, para a realização do Banco Escola Vila Pinho e o Mercado Escola. A metodologia de pesquisa teve uma abordagem qualitativa. A análise dos resultados evidenciou que as atividades propostas contribuíram para que os estudantes se tornassem mais conscientes e críticos em relação ao consumo, riscos e oportunidades financeiras, bem como compreendessem conceitos e procedimentos relativos aos juros compostos, preenchimento de formulários, empréstimos e conta poupança.

Detalhes do artigo

Como Citar
Deolinda Cardoso Torres Vidigal, Érika, & Alves Amâncio, R. (2021). De pinho em pinho: educação financeira de alunos do 9º ano do ensino fundamental . Educação Online, 16(38), 339–356. https://doi.org/10.36556/eol.v16i38.843
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Érika Deolinda Cardoso Torres Vidigal, UFMG

Professora licenciada em matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004), mestre em ensino de ciências e matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2014). Professora da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte - MG e aluna do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica – Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais.

Área de pesquisa: 

Roselene Alves Amâncio, UFMG

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática - PUC Minas.

Professora de Matemática do Centro Pedagógico da UFMG.

Doutoranda em Educação - UFMG.

Área de pesquisa: